Todo mundo sabe a diferença que faz um molho no macarrão, não é mesmo? As opções são variadas e existem acompanhamentos que combinam com todos os gostos. Desde alternativas mais saudáveis, com ingredientes leves, àqueles mais complexos — ideais para pratos mais bem elaborados.
Hoje nós vamos falar sobre esse elemento tão importante e que faz com que os pratos mais simples se tornem em uma combinação deliciosamente irresistível. Confira, abaixo, as melhores receitas de molho para macarrão!
1. Molho à bolonhesa
Vamos começar com este que é um dos mais conhecidos na cozinha brasileira: o molho à bolonhesa. Este é um molho vermelho muito usado para o macarrão de domingo e que pode rapidamente preparado. Você vai precisar de:
– 1/2 kg de carne moída;
– 1 cebola ralada ou cortada em cubinhos;
– 1 lata de molho de tomate da sua preferência;
– 1 medida de água equivalente à quantidade de molho;
– 4 colheres de sopa de óleo;
– Sal e pimenta a gosto.
Refogue o alho e a cebola no óleo, depois junte a carne moída e deixe cozinhar até estar no ponto. Adicione o molho, a água e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos até que ele fique cremoso. Sirva sobre o macarrão.
2. Molho Bechamel
Este é um grande clássico francês! O molho bechamel é bem fácil de fazer e fica simplesmente delicioso para acompanhar diferentes cortes de massas. Para preparar esta receita, você vai precisar de:
– 1 litro de leite gelado;
– 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
– 3 colheres de sopa de manteiga;
– Sal e pimenta a gosto;
– 1 pitada de noz-moscada.
Para fazer o molho bechamel, o primeiro passo é colocar a manteiga em uma panela até derretê-la. Em seguida, adicione a farinha de trigo e mexa com uma colher de madeira por aproximadamente 2 minutos.
- Importante: É necessário mexer bem para que a mistura não crie grumos.
Por fim, adicione o leite gelado e continue mexendo. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Tempere a gosto e adicione a noz-moscada para dar um sabor especial ao seu molho.
3. Molho Alfredo
Muito comum entre os molhos brancos, o Molho Alfredo é bastante utilizado em receitas rápidas para o almoço do dia a dia. No entanto, não se deve confundir sua rapidez de preparo com um molho “sem graça”. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, para preparar esta receita é bem simples e você precisará de poucos ingredientes, tais como:
– 1 caixinha de creme de leite de 200 g;
– 4 colheres de manteiga;
– 1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
– Sal e pimenta do reino a gosto.
Coloque o creme de leite em uma panela e ligue o fogo baixo. Acrescente o queijo parmesão — sem deixar de mexer a mistura para evitar a formação de grumos. Em seguida, coloque a manteiga, o sal e a pimenta do reino a gosto. Retire do fogo e sirva o Molho Alfredo sobre o macarrão.
- Dica: É possível fazer esse procedimento em banho-maria até que ele fique morno.
4. Molho Quatro Queijos
O Molho Quatro Queijos é uma opção que os vegetarianos vão gostar. Isso porque a receita é especialmente famosa por combinar queijos com especiarias que complementam o sabor, o deixando ainda mais incrível, quando combinadas todas as opções. Para prepara-lo, você precisará de:
– 2 xícaras de chá de queijo muçarela;
– 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
– 1 xícara de chá de gorgonzola;
– 1 xícara de chá de requeijão;
– 200 g de creme de leite;
– 2 colheres de chá de manteiga;
– 1 dente de alho picado;
– 1 cebola cortada em pedacinhos;
– 1 xícara de leite desnatado.
Derreta a manteiga e refogue o alho. Adicione o leite quente, o requeijão, os queijos e misture bem até que tudo fique homogêneo. Acrescente o creme de leite e sirva o molho sobre a sua massa preferida.
5. Molho branco com shoyu de coco
Diferente para quem gosta de surpreender o paladar e causar admiração nos convidados, este molho traz inúmeras combinações que o tornam muito especial. Além disso, trata-se de uma opção 100% vegana.
Embora alguns de seus ingredientes sejam pouco comuns, ele torna essa uma excelente opção na hora de fazer a diferença no seu prato de macarrão. Confira os ingredientes de preparo:
– 250 ml de leite de castanha;
– 2 colheres de shoyu de coco;
– 1 colher de sopa de levedura nutricional;
– 1 colher de sobremesa de amido de milho;
– sal a gosto;
– páprica defumada a gosto;
– pimenta a gosto.
Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa até que eles fiquem homogeneizados. Para evitar a formação de grumos, mexa bem e, se preferir, adicione os ingredientes aos poucos, juntando um a um. Sirva-se com sua massa favorita.
6. Molho tártaro simples
O molho tártaro também é muito conhecido na mesa dos brasileiros. Os ingredientes são comuns, mas a mistura que sai deles é para deixar todo mundo com água na boca. Você vai precisar de:
– 1 xícara de chá de maionese;
– 2 colheres de sopa de cebola picada;
– 1 colher de sopa de cebolinha picada;
– 1 xícara de chá de picles ou pepinos picados;
– 1 colher de chá de suco de limão ou de vinagre;
– 1 colher de chá de mostarda;
– 1 colher de chá de açúcar refinado para corrigir o sabor e tirar a acidez;
– Pimenta-do-reino a gosto.
Junte todos os ingredientes em um único recipiente e mexa tudo até que fique uma mistura homogênea. Em seguida, leve-o à geladeira e deixe por 30 minutos antes de servir. Além de usar o molho tártaro com o corte de macarrão da sua preferência, é possível também utilizá-lo como acompanhamento de torradas e demais lanches.
- Dica extra: o açúcar deve ser utilizado para corrigir a acidez do molho, então prove e acerte o sabor de acordo com suas preferências.
Receitas que você também pode gostar:
● Spaghetti Grano Duro Floriani a Bolonhesa;
● Salada de macarrão parafuso.
E então, leitor. O que achou das dicas que trouxemos para preparar o seu molho favorito? Tem alguma nova receita especial e gostaria de compartilhá-la conosco e nossos demais leitores? Então, use o espaço abaixo. Até a próxima!
Siga nosso Instagram para mais dicas.