O salpicão é aquele prato que parece significar datas comemorativas como o Natal e o Ano Novo. No entanto, um segredinho muito importante é que não há nenhuma regra que diz que ele não pode ser apreciado em outros dias do ano. Ainda bem, né?
Sendo assim, vamos falar do salpicão de macarrão que é um prato que junta ingredientes deliciosos para uma maravilhosa mistura de sabores. Continue lendo esse texto para saber como fazer o melhor salpicão de macarrão e descobrir outras formas de preparo.
O que é e onde surgiu o salpicão?
É sempre difícil precisar com toda a certeza de onde veio determinado prato, afinal, as comidas são parte da tradição dos povos que, quando migram ou emigram, levam-nas com eles. Assim, outras pessoas em outros locais vão acabar entrando em contato com esse prato a qualquer momento. Esse é o caso do salpicão.
Este é um prato que é quase típico das ceias de Natal brasileiras, mas ele não é, exatamente, brasileiro. O próprio nome vem de salpicón, que é uma palavra mexicana que se refere ao modo de preparo de ingredientes crus ou cozidos com a adição de molhos.
Esse termo vem tanto da culinária mexicana, quanto da francesa. Sendo assim, esses dois países em continentes diferentes são influenciados pelo preparo de um mesmo prato. Mas, cada país adiciona seus temperos e aquele modo único de fazer.
Quando chegou por aqui, os brasileiros deram um jeito de adicionar sua própria marca. Afinal, cada família tem seu próprio modo de fazer o salpicão e de colocar nesse prato os mais diversos ingredientes. Desde os anos 1950, nós vemos mantendo vivo esse prato e adicionando ingredientes diferentes.
Mas, e o salpicão de macarrão?
Em algum momento da história, alguém achou que seria uma boa ideia colocar no meio da mistura toda o macarrão. E esta pessoa estava certa, não é? Afinal, nada mais delicioso que uma nova forma de preparar macarrão.
O salpicão de macarrão é exatamente o que o nome sugere: uma mistura de macarrão, com outros ingredientes clássicos do salpicão como o frango desfiado, maionese, uva passa, tomate cereja, abacaxi, pimentão colorido, entre outros.
Qual tipo de macarrão usar?
Agora você pode estar se perguntando qual é o melhor macarrão para usar no seu salpicão. Bom, não há uma resposta correta, porém, o tipo mais utilizado é o famoso macarrão parafuso ou fusili. O motivo dessa preferência é que ele é curto, e seu formato ajuda na hora da mistura dos ingredientes.
Mas, não se desespere se você não gosta do fusili. Vamos falar de outros macarrões de massa curta que você pode usar. Confira!
Penne
Este tipo de macarrão de massa curta é um dos mais famosos e queridos das famílias brasileiras. O penne é um macarrão curto, cilíndrico e oco. Além disso, ele também conta com ranhuras na superfície, o que permite uma melhor absorção do molho, sendo a opção perfeita para usar em pratos mais condimentados.
Rigatoni
Semelhante ao penne, o Rigatoni é um pouco mais largo, curto e grosso. É ótimo para receitas que contém pedaços, como macarrão com pedaços de bacon, por exemplo. Também fica ótimo em salada de macarrão que é bem similar ao nosso salpicão de macarrão. Como você pode perceber, as opções são inúmeras e deliciosas.
Farfalle
Mais conhecido como o “macarrão gravatinha”, o farfalle é uma ótima opção para quem gosta de dar aquele toque de criatividade ao prato, afinal, o formato desse macarrão já traz um diferencial. Assim como o Rigatoni, esse aqui também fica muito bem com saladas e pratos leves, além de se dar bem em pratos com pedaços de bacon, por exemplo.
Chifferi
O famoso macarrão “cotovelo”, afinal ele parece uma dobradiça, ou um formato em letra L. É o ingrediente principal do famoso “mac and cheese”, ou seja, o macarrão com queijo muito apreciado pelos americanos.
Agora, como é o preparo do salpicão de macarrão?
Bom, agora que você já sabe os tipos de macarrão de massa curta para colocar nesse prato, vamos finalmente falar do que você precisa para prepará-lo. Confira:
Ingredientes
- 500 g de macarrão fusilli (parafuso) Floriani
- 1 kg de peito de frango cozido e desfiado;
- 1 lata de milho verde;
- 1 lata de ervilha;
- 1 cenoura grande ralada;
- 1 xícara de chá de maionese;
- 1 xícara de chá de queijo mussarela ralado;
- Sal e temperos a gosto;
- Batata palha a gosto.
Lembrando que cada família, cada cozinheiro tem seus próprios ingredientes especiais que deixam o prato mais especial. Portanto, deixe a sua criatividade falar mais alto.
Como preparar
- Este prato é um queridinho porque além de delicioso, ele é muito simples de fazer. A primeira coisa é deixar o macarrão cozinhando em água fervente até que ele fique al dente. Não deixe que ele passe do ponto ou irá se desfazer na hora de misturar com os outros ingredientes.
- Quando estiver no ponto, escorra a água e coloque em uma vasilha grande. Em seguida, acrescente o frango já desfiado, a cenoura ralada, o milho, a ervilha, o queijo, os temperos, a maionese e a batata palha.
- Misture bem até que todos os ingredientes estejam bem integrados. Coloque tudo em uma travessa bonita, decore com folhas de manjericão e sirva.
Acompanhamentos para o salpicão de macarrão
O salpicão costuma ser um dos itens importantes das mesas, portanto, é sempre bom ter um arroz branco como acompanhamento. No entanto, o salpicão de macarrão já é um prato com mais sustância.
Portanto, investir em um belo prato de folhas como alface ou couve pode ser uma ótima forma de completar a refeição. Além do mais, é sempre bom equilibrar pratos mais calóricos com aqueles mais saudáveis, para manter um bom balanceamento na refeição.
Outra maneira de deixar a mesa mais saborosa e saudável é apostar em sucos naturais para acompanhar a refeição. Sucos naturais de laranja, limão, tangerina, ou seja, as frutas cítricas, podem ajudar a cortar o alto teor calórico e deixar a refeição muito mais leve e saborosa.E então, gostou dessa receita? Não se esqueça de passar no nosso canal no YouTube para mais dicas de pratos deliciosos para todas as ocasiões.