Skip links

Salada de Penne com Atum ao Molho de Iogurte

Receitas de peixe são excelentes opções para o verão, já que se trata de pratos mais leves e saborosos. Nesse contexto, apostar em uma salada de penne com Atum ao Molho de Iogurte pode proporcionar uma excelente experiência gastronômica.

No entanto, antes de preparar este delicioso prato, é necessário pensar nos diferentes tipos de macarrão — já que o penne é um corte que se adequa melhor ao preparo deste prato. E então, preparado para conferir de perto todas as nossas dicas? Então, continue a leitura!

Tipos de macarrão

O macarrão é uma massa muito popular no mundo todo e está diariamente presente na maioria das mesas das famílias brasileiras. Esse tipo de alimento faz parte da dieta das pessoas há milhares de anos, e mesmo sendo desconhecida a sua origem exata, não resta dúvidas de que o alimento é bastante rico tanto em sabor quanto nas suas formas de preparo.

Via de regra, para diferenciar os diversos tipos de macarrão é preciso observar algumas características do corte da massa ou, ainda, sua composição. Entenda melhor a seguir:

Massa longa

Os cortes de macarrão em formatos mais alongados são muito comuns no Brasil, sendo o espaguete, macarrão tipo ninho e o capellini, também conhecido como cabelo de anjo, os mais populares. Não tão raro, as receitas que melhor combinam com esse tipo de massa longa são ótimas opções para pratos com molhos espessos, como o molho à bolonhesa.

Massa curta

As massas mais curtas, por sua vez, são opção recorrentes para os brasileiros, sendo os mais famosos o macarrão tipo penne, tipo gravata, tipo concha ou o famoso fusilli. Essas divisões nos levam ao motivo para escolher o macarrão tipo penne para a nossa receita e a razão para isso é bem simples.

Cada tipo de massa fica melhor com determinado tipo de molho, além disso, o macarrão mais longo é mais bem apresentado junto ao molhos encorpados e complexos, além de ser mais interessante para refeições pesadas.

O macarrão tipo penne é a escolha perfeita para um prato mais leve e com base de peixe. A salada de penne com atum ao molho de iogurte pode ser uma boa pedida para aqueles dias de verão em que um prato quente não é a melhor opção.

O que você vai precisar para fazer este prato com receita de peixe

É importante dizer que se você não gosta do macarrão tipo penne, ou se prefere trabalhar com o macarrão que tiver em casa, então é possível substituí-lo pelo macarrão de sua preferência. Sendo assim, para esta receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Salada

– 1 pacote de macarrão tipo penne ou um macarrão da sua escolha;

– 1 xícara de chá de ervilhas frescas;

– 2 latas de atum em água, escorrido;

– 1 cenoura pequena ralada;

– meia xícara de chá de tomates-cereja cortados ao meio;

– meia xícara de chá de mozarela de búfala picada;

– 12 folhas de alface americana.

Molho

– 1 pote de Iogurte de sua preferência;

– 1 dente de alho picado;

– meia colher de chá de sal;

– 1 colher de sopa de azeite;

– 3 folhas de manjericão;

– 1 colher de sopa de suco de limão;

– 1 colher de sopa de cheiro-verde picado.

Como fazer a Salada de Penne com Atum ao Molho de Iogurte

A primeira coisa a fazer é colocar o macarrão penne para cozinhar até ficar al dente. Cuide para não passar do ponto, pois é importante que o macarrão esteja firme para a montagem do prato.

Em seguida, misture todos os ingredientes do molho. Faça o mesmo com os ingredientes da salada, com exceção da alface. Reserve.

Em um prato grande de servir, disponha as folhas de alface cobrindo toda a superfície do prato. Misture o penne com os demais ingredientes da salada e coloque tudo sobre as folhas de alface. Em seguida é só adicionar o molho sobre a salada e estará pronto para servir.

Acompanhamentos perfeitos para a Salada de Penne com Atum ao Molho de Iogurte

Nada melhor para compor uma bela mesa do que pratos que servem de acompanhamento. A Salada de Penne com Atum ao Molho de Iogurte pode ficar ainda mais saborosa com algumas adições rápidas e fáceis de fazer. Conheça algumas opções a seguir!

Farofa de banana

Uma farofinha é um item muito conhecido da culinária brasileira. É um elemento delicioso que faz toda a diferença na hora de servir. Esta opção é diferente e pode adicionar um toque especial na sua refeição.

Você vai precisar de:

– 2 bananas prata;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– 1/2 cebola cortada ou ralada;

– sal a gosto;

– pimenta do reino a gosto;

– 1 dente de alho picado;

– 1 1/2 de farinha de mandioca torrada.

Corte as bananas em pedaços médios. Coloque a manteiga em uma frigideira para derreter e refogue a cebola temperando-a com sal a gosto. Adicione e refogue o alho por aproximadamente 1 minuto. Adicione as bananas, o sal, a pimenta do reino e misture bem por mais 1 minuto.

Acrescente a farinha de mandioca aos poucos até que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos e então tire do fogo e sirva junto com a Salada de Penne com Atum ao Molho de Iogurte.

Você também pode complementar a sua mesa com um arroz branco e simples que vai deixar tudo ainda mais gostoso. Para beber, privilegie sucos naturais para aumentar ainda mais a leveza da refeição. Se você prefere alguma bebida alcoólica, um vinho tinto suave pode ser uma opção complementar interessante.

Receitas com peixe têm a característica de serem mais suaves e perfeitas para o verão que se inicia, assim, investir em complementos que façam a sensação de frescor permanecer é uma ótima pedida. Tanto em relação ao prato principal e acompanhamentos, como na própria escolha das bebidas mais adequadas.

Receitas que você também pode gostar:

●     Spaghetti Grano Duro Floriani a Bolonhesa;

●     Macarrão de Preguiçoso;

●     Salada de macarrão parafuso.

Se você quer dar um efeito mais sofisticado, escolha um vinho branco e seco que também pode compor perfeitamente o prato e adicionar o componente que corta o peso do macarrão e da linguiça. E então é só aproveitar todos esses sabores!

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais! Siga nosso Instagram para mais dicas.

Avalie essa receita
0 / 5

Your page rank:

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]