O Yakissoba ao molho tonkatsu é um dos mais famosos pratos a desembarcarem na cozinha brasileira. De origem asiática, a receita traz uma incrível mistura de sabores que se tornaram muito populares em solo brasileiro.
Além do sabor inconfundível da receita, pode ter contribuído também para a popularização do Yakissoba as inúmeras colônias japonesas no país. Afinal, o Brasil é um dos países com maior número de descendentes japoneses fora do Japão.
Pensando na diferença das culturas, porém, você já deve estar pensando que este é um prato bastante complexo. Certo? Na verdade, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o Yakissoba ao molho tonkatsu é muito fácil de preparar.
Os ingredientes que dão forma ao tradicional Yakissoba japonês, por exemplo, já se tornaram bem “brasileiros”. Isso porque, para reproduzir o prato, pode-se utilizar o famoso miojo — ou macarrão tipo lámen — ou, se preferir, massas do tipo talharim.
E então, quer aprender de uma vez por todas como fazer um delicioso Yakissoba ao molho tonkatsu? Então, basta continuar a leitura!
Onde surgiu o Yakissoba?
O Yakissoba é uma comida típica japonesa cujo nome significa, em uma tradução literal, “macarrão de sobá frito”. O sobá, por sua vez, nada mais é do que uma massa feita também à base de trigo, assim como a maioria das massas para macarrão que conhecemos no Brasil.
A diferença é que, na massa japonesa há alguns ingredientes extras, como os diversos molhos que complementam e caracterizam o sabor especial do Yakissoba.
Historicamente, esta receita parece estar ligada à província de Okinawa — que utiliza o sobá tipo talharim ou lámen como principal ingrediente do prato. Contudo, o Yakissoba também pode ser encontrado na China. Por lá, ele é chamado de “Chow Mein”.
No Brasil, o Yakissoba seduziu grande parte da população por seu sabor rico e cheio de nuances. Por aqui, a receita tradicional já passou por inúmeras transformações. Inclusive, é comum que as pessoas por aqui preparem o macarrão em uma chapa, sobretudo porque o macarrão é originalmente frito.
O que é o molho Tonkatsu?
O molho Tonkatsu foi criado no século XX, mais especificamente em 1948 pela empresa Oliver Sauce Co. Desde então, tornou-se popular em diversas outras empresas do mercado alimentício, que passaram a desenvolver seus próprios molhos.
O Tonkatsu é inspirado basicamente no molho Worcestershire — ou molho inglês, como é popularmente chamado. Por conta disso, tanto o molho tonkatsu quanto o molho inglês apresentam características mais adocicadas e picantes, que ficam ainda mais acentuadas pela presença do ketchup.
Existem diversas versões do molho Tonkatsu, sendo que alguns deles contam com mostarda Dijon e saquê. Outras versões do molho ainda trazem ostras e molho de peixe. Logo, como podemos perceber, o tonkatsu é um molho bastante versátil, sendo, portanto, um ingrediente especial para acompanhar o Yakissoba.
Ingredientes para fazer uma deliciosa receita de macarrão na chapa
Para fazer o yakissoba ao molho tonkatsu você vai precisar de alguns ingredientes tanto para o próprio molho quanto para as guarnições. Importante destacar que os ingredientes do molho podem render entre 4 e 6 receitas. Confira os ingredientes necessários:
Preparo do molho
– 250 ml de shoyu;
– 50 ml de molho inglês;
– 8 colheres de açúcar;
– 200 g de ketchup.
Para a guarnição você vai precisar de:
– 3 pacotes de Floriani instantâneo;
– 100 g de file mignon cortado em iscas;
– 100 g de frango cortado em iscas;
– 1/4 de repolho branco médio em tiras;
– 1/4 de repolho roxo pequeno em tiras;
– 1 cebola em tiras;
– 1 cenoura em tiras;
– óleo de gergelim torrado;
– manteiga.
Como preparar o yakissoba ao molho tonkatsu
Cozinhe o macarrão instantâneo até atingir o ponto al dente. Se preferir, pode utilizar outros tipos de massas, contudo, desde que sejam longas para combinar melhor com a receita. Em seguida, reserve ou esfrie o macarrão em água com temperatura ambiente para interromper o processo de cozimento. Deixe reservado e, se preferir, esfrie o macarrão em água de temperatura ambiente.
- Dica 1: cozinhe os três pacotes de macarrão instantâneo Floriani em uma única panela, pois assim eles serão cozidos de maneira uniforme.
- Dica 2: você também pode usar o macarrão da sua preferência, mas escolha os macarrões longos porque combina mais com a receita.
Em outra panela coloque o shoyu, o molho inglês, o ketchup e o açúcar. Leve ao fogo médio e não deixe ferver, pois a ideia, neste ponto, é apenas dissolver o açúcar. Em seguida, reserve. Em uma chapa, adicione um pouco de manteiga e a carne para dourá-la. Depois de atingir a consistência desejada, adicione cebola, brócolis e deixe cozinhar.
Por fim, acrescente o restante dos legumes e cozinhe até que eles fiquem murchos. Acerte o sal e utilize os temperos de sua preferência. Pronto. Agora basta inserir o macarrão tipo lámen e o molho, misturando todos os ingredientes muito bem. Para finalizar, coloque um fio de óleo de gergelim sobre o prato e está pronto para servir.
Acompanhamentos para o seu delicioso yakissoba
O yakissoba é uma refeição bem completa, afinal, são massas, carnes e vegetais em uma só receita. Além disso, o molho Tonkatsu também ajuda a deixar o sabor ainda mais evidente, portanto, pode ser que fique um pouquinho mais difícil encontrar complementos para esse prato.
Porém, caso queira deixar a sua mesa mais bonita e completa invista em saladas, afinal, elas são leves e complementam bem a massa e os molhos mais condimentados do yakissoba. Nesse caso, uma salada de alface americana e tomatinhos cereja são perfeitos para dar uma estética mais completa ao seu jantar.
As bebidas também são muito importantes. Se você estiver servindo um jantar à noite para os seus amigos, dê preferência a um bom vinho rosé ou branco, pois são mais ácidos e leves, combinando assim de maneira mais apropriada com o restante da refeição.
Caso seja adepto de vinhos tintos, então, a melhor opção pode ser apostar em um Pinot Noir, pois além de leve, apresenta um sabor mais sutil e elegante, que evita comprometer o protagonismo do prato principal.
Já para quem não gosta de bebidas alcoólicas ou simplesmente deseja adicionar uma alternativa mais versátil à mesa, invista em sucos cítricos. Frutas como laranja, limão e até mesmo a acerola combinam bem com o macarrão na chapa.
prefira os vinhos rosé, ou os vinhos brancos mais ácidos e leves que podem combinar melhor com as massas e com os temperos condimentados. Se você preferir os vinhos tintos, então o Pinot Noir é uma ótima opção, afinal ele é leve e possui um sabor mais sutil e elegante que não vai “brigar” com o prato principal.
Receitas que você também pode gostar:
- Spaghetti Grano Duro Floriani à Bolonhesa;
- Macarrão de Preguiçoso;
- Salada de Penne com Atum ao Molho de Iogurte.
O que achou das dicas que trouxemos em mais uma receita deliciosa? Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar de perto todas as novidades que compartilhamos por aqui. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e Pinterest.