O espaguete à bolonhesa é um prato típico da cozinha italiana, preparado com o clássico molho à bolonhesa: um verdadeiro triunfo do sabor. Embora trabalhoso, os ingredientes e combinações são extremamente simples, o que traz inúmeros benefícios ao se apostar nesse tipo de prato.
Cabe destacar que, em regra, o espaguete à bolonhesa pode ser preparado a partir do cozimento do espaguete até o ponto al dente, depois, inicia-se o preparo do clássico ragù com alho poró, cenoura, cebola, azeite, carne picada, vinho, molho e ervas. Se já está com água na boca, assim como nós, continue com a gente.
Neste post trouxemos, em detalhes, tudo o que você precisa saber para preparar um delicioso Spaghetti Grano Duro Floriani à Bolonhesa. Boa leitura!
Receita com alho-poró: muito sabor em um único prato
A receita com alho poró costuma ser o centro das atenções nas refeições de domingo e isso porque esse vegetal adiciona um sabor bem marcante aos pratos. Muita gente não sabe que ele é parente da cebola e do alho, dois elementos essenciais da culinária brasileira, e como seus parentes mais famosos, o alho-poró também pode fazer toda a diferença em um prato.
O alho-poró também é conhecido por outros nomes como alho-macho, porro-bravo, alho-francês oi porro-hortense e se popularizou na França, espalhando-se depois pelo mundo todo. O sabor do alho-poró é menos acentuado que o da cebola, mas faz toda a diferença nos pratos.
Além disso, o alho-poró também traz muitos benefícios para a saúde e pode deixar os pratos mais equilibrados, principalmente aqueles que são de massas. O alho-poró ajuda a reduzir o colesterol e é um grande aliado no combate às gripes e aos resfriados. Outro benefício é sua ação no bom funcionamento do intestino e é ótimo para a saúde dos olhos e da visão.
Em relação ao sabor e ao tipo de receita com alho-poró, o céu é o limite! Pode ser usado nas receitas de massas, principalmente nas de macarrão como a que vamos fazer hoje, e também nas quiches de massa podre.
Spaghetti à bolonhesa: confira os ingredientes necessários
Não se assuste com a quantidade de ingredientes, afinal, você provavelmente tem quase todos eles em casa e os demais são comuns na cozinha. O que mais interessa aqui é que quando eles são colocados em uma receita só, o aroma e o sabor ficam maravilhosos! Você vai precisar de:
– 500 g de spaghetti grano duro Floriani;
– 500 g de carne moída suína;
– 500 g de carne moída bovina;
– azeite para refogar a carne;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picado;
– 1 cenoura picada em cubinhos;
– sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto;
– 1 bouquet garni (tomilho, salsa, manjericão, louro, sálvia);
– 1 xícara de salsão picado
– 2 latas de tomate pelado
– 1 xícara de extrato de tomate;
– 1 xícara de alho poro cortado em cubinhos;
– 1 xícara de vinho tinto seco;
– 1 xícara de água;
– 1 copo de leite;
– páprica e colorau a gosto;
– parmesão ralado para finalizar.
Como fazer o spaghetti à bolonhesa
Cozinhe o macarrão tipo spaghetti grano duro Floriani até que ele fique al dente. Reserve. Em uma panela grande coloque o azeite, a cebola e o alho. Em seguida adicione as carnes e deixe-as cozinhar. Coloque também os temperos e o sal ao seu gosto. Acrescente o vinho e deixe a carne cozinhar até que o álcool se evapore, quando isso acontecer coloque o extrato de tomate e também os tomates pelados para que o molho fique mais espesso.
Adicione na mistura o leite e a água. Se necessário, ajuste os temperos e o sal, também coloque mais água se achar que a carne precisa de mais tempo para cozinhar. Coloque o cheiro verde e quando estiver pronto, é só colocar esse delicioso molho sobre o spaghetti. Misture bem e depois coloque o parmesão ralado para finalizar. Agora é só servir!
Macarrão grano duro: o que isso significa?
O que significa o termo grano duro? Bom, este é um termo italiano que traz basicamente as características da massa e do tipo de trigo do qual ela veio, o tricurum durum.
Esse tipo de trigo é rico em glúten e proteína o que faz com que o macarrão feito a partir deste trigo seja mais duro e resistente aos molhos mais espessos. Desta forma, o spaghetti à bolonhesa com dois tipos de carnes faz um par maravilhoso com o grano duro, afinal, o macarrão consegue amparar bem esse molho mais completo.
Acompanhamentos para o seu almoço de domingo
Você sabe que este delicioso de spaghetti grano duro Floriani à bolonhesa é um prato completo e maravilhoso, mas se você quiser colocar mais elementos na sua mesa é possível. As opções que mais combinam com pratos de massa são as saladas. Não acredite se alguém disser que saladas não são tão interessantes quanto um prato de massa, afinal, existem diversos tipos de saladas e formas de prepará-las.
Vamos começar com a mais básica que é a salada de alface americana com tomatinhos cereja. Além de a sua mesa ficar mais bonita, a alface adiciona mais sabor e equilíbrio ao spaghetti, além de ajudar o organismo a digerir melhor a massa. O tomate cereja é muito saboroso e é uma ótima opção para inserir nesse prato.
Outro tipo de acompanhamento que também é essencial nos almoços de domingo são as bebidas. Você pode investir em um belíssimo suco natural. Dê preferência aos sabores mais cítricos como o suco de limão, o de tangerina, o de laranja e até mesmo o suco de acerola. Uma boa jarra de suco natural pode ser refrescante e complementar o prato com perfeição.
Se você quiser adaptar esse almoço de domingo e transformá-lo em um evento noturno, é possível substituir o suco natural por um vinho tinto suave, ou mesmo pelo vinho branco mais seco que também pode complementar o prato e dar-lhe mais equilíbrio. O importante é preparar este prato com muito amor e dedicação e todos os seus convidados vão ficar muito felizes!
Receitas que você também pode gostar:
Viu como é prático e rápido preparar um delicioso spaghetti grano duro Floriani à Bolonhesa? Se quer aprender receitas práticas e ainda mais saborosas, continue navegando em nosso blog!
Assista essa receita no nosso instagram!