O Fusilli ao Molho de Cerveja é um prato fácil e delicioso com um sabor acentuado pela maravilhosa integração de ingredientes diversos. A cerveja, os temperos, a castanha de caju faz com que este prato seja um queridinho para os almoços de domingo ou mesmo para um jantar com amigos no meio da semana.
A junção dos sabores faz com que o prato pareça mais sofisticado e elegante, mas sem muita dificuldade no preparo. Para esta receita, indicamos o macarrão tipo fusilli para que o molho e os ingredientes possam melhor se integrar.
Além disso, é importante saber que cada tipo de macarrão fica bem com molhos específicos devido à sua própria configuração, portanto, vamos também te mostrar quais são esses tipos de macarrão para que você conheça todas as opções e combinações mais interessantes. Confira!
Tipos de macarrão: saiba qual é a melhor opção para cada receita!
Primeira coisa: uma das maneiras de conhecer os diferentes tipos de macarrão é por meio do tamanho e formato. Seguindo essa forma de análise é importante saber que eles podem ser divididos em massa muito curta, massa curta e massa longa.
A massa muito curta é aquele tipo de macarrão bem pequenino que costuma ser a escolha certa para sopas de inverno, sendo o macarrão de letrinhas, tubinhos, conchinha, estrelinha, gravatinha e risoni. São todas massas muito curtas com formatos engraçadinhos e que ficam simplesmente deliciosos naquela sopa para esquentar.
Macarrão de massa curta
Os macarrões de massa curta costumam ter, em média, entre 5 e 6 centímetros e alguns deles são bem populares, como é o caso do convidado mais importante desta receita que é o fusilli. Outras opções são o penne, que é aquele macarrão em formato de tubo e que fica muito bom com molhos mais leves.
O penne também pode ser dividido em dois tipos: o penne liso, que é aquele mais comum e sem sulcos; ou o penne rigate que é aquele que tem sulcos e que ajuda na melhor absorção do molho.
Outro que é parecido com o penne é o rigatone, a diferença é que ele é mais comprido e mais largo e é muito utilizado em receitas que permitem que o próprio macarrão seja recheado e/ou assado.
Outro que também é oco por dentro é o macarrão elbow ou “cotovelo” que é curvado. Este tipo é mais popular nos EUA do que no Brasil. Temos o nosso conhecido parafuso ou o fusilli, temos o farfalle que são pequenas gravatinhas borboleta e o macarrão conchinha.
Macarrão de massa longa
Aqui temos os mais populares das mesas brasileiras, começando com o spaghetti ou espaguete que é o grande astro dos almoços de domingo. Além dele temos também o capellini ou “cabelo de anjo”, que é semelhante ao espaguete, porém mais fino.
Temos também o Bucatini que é um espaguete oco, o fetuccine que é muito usado em receitas mais elaboradas; o tagliatelle que é uma massa mais larga e que é diferenciado pelas suas cores amarelo e verde.
Dentre as massas mais achatadas temos também o pappardelle e o linguini, que costumam ser os escolhidos quando o assunto é o macarrão de forno com molhos mais pesados. E não podemos nos esquecer da famosa lasanha, que são folhas de massa que são recheadas e levadas ao forno.
O que você vai precisar para fazer o Fusilli ao Molho de Cerveja. Anota aí!
Para fazer esta deliciosa receita de sabor inigualável você vai precisar de alguns ingredientes. A maioria é coisa comum que a gente mantém na geladeira, mas outras podem ser mais incomuns. Para isso, basta você pegar a sua caneta e um papel e anotar tudo!
– 300 g. de Fusilli Grano Duro Floriani;
– 250 ml de cerveja Pilsen;
– 2 alho poró picado;
– 1 cenoura picada;
– 2 latas de creme de leite;
– 120 g. de castanha de caju (se preferir picadas);
– 150 g. de queijo parmesão ralado;
– 1 colher de manteiga;
– 1 colher de azeite;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho;
– 1 limão siciliano;
– Folhas de manjericão;
– Sal a gosto;
– Pimenta do reino a gosto.
Como fazer o maravilhoso Fusilli ao Molho de Cerveja e Castanhas de Caju
Apesar da lista grande de ingredientes necessários para fazer esta receita deliciosa, você vai perceber que, na verdade, ela é bem simples e rápida. Outro bônus é que você não vai precisar sujar muita louça e nem ficar muito tempo no fogão para preparar este belo prato. Então, mãos à obra! Vamos começar!
A primeira coisa a fazer é cozinhar o fusilli. Cuide para que a massa fique al dente e não cozida em excesso. Este tipo de macarrão é ótimo para manter o molho, uma vez que seu modelo que imita um parafuso ajuda a juntar o molho em suas dobrinhas. Deixe o fusilli separado e parta para o molho!
Você pode usar a mesma panela em que cozinhou o fusilli, para isso é só deixar o macarrão em uma peneira enquanto você faz o molho. Nesta panela, coloque o azeite e a manteiga, depois junte a cebola e o alho picados.
Quando a cebola estiver dourada, junte a cenoura, o alho poró, as castanhas de caju e tempere com sal e pimenta a gosto. Se tiver algum tempero especial que ache que combina, pode colocar, só cuide para que o gosto não fique forte demais.
Coloque a cerveja, o suco de meio limão siciliano e as folhas de manjericão picadas. Acrescente o creme de leite e mexa até que a mistura fique encorpada. Em seguida, junte o parmesão ralado, a pimenta do reino e o sal, verificando sempre se o sabor está bom. Coloque o fusilli e misture bem para que o molho se integre bem na massa.
Agora é só decorar com as castanhas de Caju, com a outra metade do limão siciliano e com o parmesão. Sirva em belos pratos e, se quiser, faça um belo prato de saladas para acompanhar esta delícia e complementar ainda mais o paladar. Um prato de alface americana com tomates cereja cortados ao meio, ou mesmo um prato de rúcula com tomates cortados pode dar o toque perfeito à sua mesa.Gostou desse conteúdo? Então, clique aqui para conferir mais receitas deliciosas como essa em nosso blog!