Você sabia que um dos modos de preparo do macarrão fettuccine tem até mesmo um dia pra chamar de seu? Pois é! De tão delicioso a tal receita tem seu próprio dia comemorativo e talvez você até saiba do que estou falando: do fettuccine Alfredo, é claro!
Mas, esta receita não é a única que pode ser feita com o macarrão fettuccine. Hoje vamos falar de algumas possibilidades para que você nunca se canse desta que é uma das massas mais versáteis. Continue a leitura e saiba mais!
Onde surgiu o macarrão fettuccine?
Pra começo de conversa: todo mundo quer ser o responsável por criar o macarrão, afinal, é um dos pratos mais deliciosos e amados do mundo. No entanto, existem pesquisas que conseguem situar a origem do macarrão no oriente, mais precisamente, na China.
Segundo essa versão, uma massa feita com farinha de trigo ou milhete e que era cortada em tiras já era feita há mais de 2.000 anos, ainda na Dinastia Han. Foi por meio de trocas comerciais e por meio de viajantes que o macarrão foi saindo de seu lugar de origem e tomando conta do mundo.
Outra versão diz que o macarrão na verdade foi criado pelos árabes em Jerusalém ainda no século V, e desde então teria chegado na Itália, o lugar que ficou mais conhecido por essa massa.
Em todo caso, mesmo que não saibamos de onde vem ao certo este prato delicioso, é fato que ele é extremamente popular mesmo séculos depois e continua sendo modificado para se adequar aos mais diversos gostos.
O mais famoso de todos: Fettuccine Alfredo
Não sei se você sabe mas, o dia 7 de fevereiro nos EUA é conhecido como National Fettuccine Alfredo Day. Isso tudo para celebrar este prato delicioso que, aparentemente, foi criado por um tal Alfredo Di Lelio em 1908.
A história é a seguinte: a esposa de Alfredo estava muito cansada e abatida após o nascimento de seu primeiro filho e não queria comer nada. Então, seu marido preparou o revigorante e saboroso macarrão fettuccine e ela ficou deliciada e mais forte.
Acontece que Alfredo inseriu esse prato no seu cardápio e ele se tornou um favorito de muitas celebridades, dentre elas Frank Sinatra, Pelé, Brigitte Bardot, Jimmy Hendrix, entre muitos outros.
Macarrão fettuccine, uma massa versátil
Pois bem, agora vamos falar de algumas possibilidades para o macarrão fettuccine, começando, é claro, pelo mais famoso deles: Fettuccine Alfredo ou o fettuccine tradicional. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 250 g de fettuccine ou ninho ovos Floriani
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2/3 de xícara de chá de parmesão ralado
- 1 caixa de creme de leite
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Coloque o macarrão em uma panela com água e uma colher de sal até que ele fique al dente. Enquanto isso, você pode ir preparando o molho que é muito simples.
- Junte a manteiga e a caixinha de creme de leite em uma panela e leve ao fogo. Fique mexendo sem parar por 3 minutos. Quando ferver, desligue o fogo e reserve.
- Quando o macarrão estiver al dente, escorra a água e junte-o ao molho. Uma dica: se quiser um molho mais encorpado, misture uma concha de água do cozimento do macarrão ao molho.
- Agora, é só colocar o parmesão por cima e está pronto.
Fettuccine vegetariano
Aproveitando a receita do fettuccine mais tradicional, você vai adicionar ingredientes que vão deixar o seu prato vegetariano e muito saboroso. Uma das opções é o brócolis que pode ser adicionado ao molho para deixar o macarrão mais nutritivo e saudável.
Fettuccine com molho de iogurte e abobrinha
Essa aqui é daquelas receitas pra ninguém reclamar da ausência de carne. Dentre os ingredientes você pode adicionar o tomate cereja, iogurte natural, raspas de casca de limão, manjericão, abobrinha e azeite de oliva. Se quiser realçar ainda mais o sabor, é só colocar um ramo de alecrim. Depois basta adicionar tudo sobre o macarrão.
Fettuccine com bacon
Outro clássico que pode ser inserido na receita do fettuccine tendo como base aquela tradicional que já colocamos acima. Enquanto o macarrão estiver cozinhando você vai fritar o bacon e reservá-lo. Faça o molho como preferir e então junte o bacon. Depois é só colocar essa deliciosa mistura sobre o macarrão e aproveitar uma nova receita de sabor mais acentuado.
Fettuccine com cogumelos
A dica aqui é usar o cogumelo Paris ou o Shitake. Você também pode usar para fritar os cogumelos o molho shoyu, manteiga sem sal, óleo de gergelim, um pouco de açúcar e pimenta do reino. Esses ingredientes vão ajudar a caramelizar os cogumelos e deixar o molho com um suave adocicado.
Fettuccine com limão siciliano e sálvia
Esta combinação de fettuccine com limão siciliano e sálvia é para aqueles que adoram um prato mais sofisticado, com aquela cara de jantar chique. E o melhor de tudo é que não é preciso tanto esforço para fazer essa delícia. Você vai usar o preparo tradicional que falamos no início e depois adicionar a sálvia e as raspas de limão siciliano. Se quiser deixar o sabor mais acentuado, use o suco de meio limão.
Fettuccine quatro queijos
Aqui é uma opção para deixar a imaginação do cozinheiro voar, afinal, cada pessoa tem sua combinação favorita, certo? Seja provolone, gorgonzola, catupiry ou qualquer outro tipo, é certeza que este prato vai ficar muito delicioso.
Como deixar o prato ainda melhor: complementos
Como o fettuccine é um prato versátil e que pode ser preparado das mais diversas formas, o tipo de acompanhamento também pode variar.
É importante pensar em uma forma de deixar a refeição balanceada, por exemplo, se você fez o fettuccine com bacon, então invista em um prato magnífico de saladas ou verduras assadas para dar aquele efeito.
Se você fez uma fettuccine tradicional e quer incrementar o seu prato, então faça um prato de cogumelos recheados, ou então peito de frango grelhado.Agora você já tem a base do macarrão fettuccine e também outras opções para deixar sua cozinha tão dinâmica quanto uma competição de pratos finos. E então, o que achou das nossas dicas? Para ficar por dentro de mais novidades como esta, não deixe de acompanhar nosso canal no YouTube!