Um prato de macarrão com brócolis e bacon, tomate cereja parece uma delícia, não é mesmo? Mas, a primeira coisa que passa pela cabeça da gente é a quantidade de panelas necessárias para fazer uma refeição dessas. Agora, e se eu te disser que você vai usar, no máximo, duas panelas?
É maravilha demais para ser verdade, certo? E ainda assim é a verdade, então, eu vou te mostrar agora como preparar um prato de domingo no meio da semana e se deliciar com essa mistura colorida e cheia de sabor. Confira!
Penne: a escolha certa para esta receita
Você sabia que os diferentes tipos de macarrão no mercado são pensados para tipos diferentes de receitas e molhos? Pois é. Cada macarrão que a gente vê nas gôndolas pode ficar ainda melhor se preparados de determinadas formas. Hoje eu vou te mostrar como o penne é a melhor escolha para este prato, mas antes eu vou falar um pouquinho sobre os outros tipos.
A primeira diferença está nos tipos de massa: temos a massa seca ou industrializada, e também temos a massa fresca ou caseira. A primeira opção é a mais comum e a que a gente encontra em todos os mercados, é aquele macarrão que vem no pacote e que é bem conhecido das mesas brasileiras. A segunda opção é aquela feita em casa ou em restaurantes artesanais e é feita com ovos e farinha de trigo.
Dentre os macarrões industrializados tem também a diferença na composição dos ingredientes. Tem a farinha de trigo “leve”, que é a mais popular; tem também a farinha de trigo tipo “durum” que é a mais tradicional italiana; tem a farinha de trigo integral; a composição que leva ovos e aquela sem glúten. As massas secas são ótimas para serem feitas com azeite, molhos e misturas vegetarianas.
O formato das massas
A outra diferença principal entre os tipos de macarrão é no que concerne ao formato. Você já deve conhecer todos eles, então só vou falar dos nomes e de como eles podem ficar ainda melhor se preparados de determinadas formas.
As massas curtas são aquelas do tipo parafuso (fusilli) ou farfalle que ficam ótimos em sopas. Temos o nosso querido penne, que é o mais popular dentre todas as massas curtas e fica muito bom com molhos à base de tomate; o rigatoni, o macarrão cotovelo, o tipo gravata e a concha.
Os macarrões de massa longa são também muito populares, sendo o principal deles o espaguete que combina com todo tipo de molho; o cabelo de anjo, que é bem fininho e delicado e fica muito bom com frutos do mar; o bucatini que é tipo um espaguete, porém oco por dentro e mais grosso.
Temos também aquelas massas longas que são achatadas e mais firmes como o fetuccine, o tagliatele, o parpadelle, o linguini e, por fim, a lasanha. Nem preciso dizer que esses tipos de massa são maravilhosos e muito apropriados para os almoços de domingo, certo?
A nutrição do brócolis, a combinação perfeita para o seu macarrão
Agora que você já sabe tudo sobre os mais diversos tipos de macarrão, vamos falar sobre o preparo do brócolis e porque ele é um ótimo acompanhamento para o seu prato. Primeiro que o brócolis é cheio de vitamina e faz bem para um monte de coisas.
O brócolis ajuda a controlar a produção de glicose, diminui as inflamações e o estresse, é bom para o cérebro, combate o envelhecimento e ainda melhora o sistema cardiovascular. Como se isso não fosse o bastante, ele ainda é delicioso!
Agora, para que você possa potencializar o poder do brócolis, faça ele no vapor, cozinhe no vapor até que fique al dente e então reserve. Você pode colocar um pouco de sal para que ele já fique com um pré-tempero.
Como fazer o penne com brócolis, tomate cereja e bacon?
Para fazer esta receita você vai precisar de um pacote de macarrão tipo penne; 100 gramas de bacon; cebola; 1 maço de brócolis; 1/2 xícara de tomate cereja; sal a gosto e o tempero que você mais gostar. Cozinhe o macarrão até que ele fique al dente e então reserve-o.
Você vai precisar de uma frigideira grande para preparar tudo. Primeiro coloque o bacon para fritar, em seguida adicione a cebola picada ou cortada em pedaços pequenos e deixe ela cozinhar junto ao bacon. Quando a cebola estiver transparente, junte o brócolis e o tomate cereja.
Coloque o macarrão junto dessa mistura e adicione duas conchas do caldo do cozimento da massa. O caldo ajuda a deixar o molho mais espesso e também adiciona ao prato as vitaminas do macarrão. Misture bem todos os ingredientes e então coloque os temperos que achar melhor. Para não precisar lavar muita louça, utilize a mesma panela do brócolis para cozinhar o macarrão substituindo apenas a água.
Mas o macarrão é saudável ou não?
Uma das maiores afirmações sobre massas é de que ela engorda. Esta afirmação está correta, mas apenas em partes. Ingerir uma quantidade muito grande de massas realmente pode interferir no peso, no entanto, este risco não é exclusivo do macarrão e sim de qualquer tipo de comida.
Qualquer alimento que for ingerido em grandes quantidades pode ser altamente calórico e contribuir para os quilinhos a mais. No entanto, o bom senso e o controle na hora de comer é essencial para que não haja nenhum problema. Todos nós podemos concordar que comer é maravilhoso, certo? Então é muito importante não cercar momentos de alegria e descontração como os almoços de família ou com amigos com a ideia de que determinado prato não faz bem.
Comer bem e em quantidades proporcionais é uma ótima forma de se manter bem alimentado e com a consciência tranqüila. É essencial manter a leveza e o bom humor na hora de juntar todo mundo para celebrar a vida e a amizade. E este prato de penne com brócolis, tomate cereja e bacon é uma ótima opção, além de muito saborosa para fazer a alegria de todos.
Você também pode gostar:
E então, leitor. O que achou das dicas que trouxemos neste post? Ficou alguma dúvida sobre como preparar o melhor macarrão com brócolis e bacon? Deixe o seu comentário abaixo: