Pense numa delícia de macarrão. Pensou? Tenho certeza de que na sua mente se formou uma imagem maravilhosa de algum prato especial com ingredientes magníficos. Pois bem, trouxemos mais uma dica de pasta: essa é a vez de falarmos sobre o macarrão caprese.
O macarrão caprese é, basicamente, o resultado da junção de duas incríveis receitas: o tradicional penne e a salada caprese. Juntos, os dois pratos famosos em diversas regiões do globo formam uma excelente refeição.
O destaque fica por conta da facilidade no preparo, já que se utiliza poucos ingredientes. Ficou curiosa sobre como preparar o melhor penne à caprese da vida? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!
O que é o macarrão caprese?
O macarrão caprese é, em termos gerais, um prato muito simples e fácil de preparar. Não à toa, ele pode ficar ainda melhor pelo fato de necessitar de poucos ingredientes — além de ficar pronto muito rápido.
Para essa receita, utilizaremos o penne, que é um tipo de massa cortada em formato cilíndrico. Inclusive, essa é uma característica que traz ainda mais benefícios ao prato, tendo em vista que seu formato possibilita um macarrão com mais molho. Aliás, existe uma infinidade de molhos que podem combinar muito bem.
Curiosidades à parte, concentramos aqui em falar sobre o caprese. Pois bem, o macarrão caprese nada mais é do que a junção do macarrão e a salada caprese. Embora tratem-se de pratos distintos e, por isso, consumidos separadamente, sua combinação pode oferecer uma experiência culinária inesquecível.
O que é uma salada caprese?
Existem pelo menos três versões para a origem da salada caprese, sendo todas elas igualmente interessantes. A primeira delas remete à salada como sendo um prato típico da Ilha de Capri, situada no Golfo de Nápoles. Segundo consta, ela foi servida ao rei egípcio Farouk, em uma de suas visitas à região.
A segunda versão, por sua vez, remete a história do prato a um soldado (ou construtor) — esse é um detalhe que diverge de acordo com os historiadores. Diz-se que este adicionou ingredientes cuja cor do alimento remetesse à bandeira italiana, sendo o vermelho, verde e branco representado pelos ingredientes presentes na receita original.
Diferente do arroubo patriótico que teria sido responsável por criar a salada caprese, a terceira versão, que é possivelmente aquela mais fiel à realidade, atribui a criação do prato por um chef de um importante hotel, em meados da década de 1920. Esse fato é, inclusive, comprovado por um registro histórico, que ajuda a corroborar ainda mais com a veracidade desta versão.
Em todo caso, é quase consenso que a salada caprese já era um costume culinário dos moradores das redondezas e que foi se popularizando com o tempo. Além disso, foi uma verdadeira sorte para todos nós que não moramos na Ilha de Capri ter este costume se espalhando pelo planeta, não é mesmo!?
Como fazer o macarrão caprese, afinal?
Para preparar a base para este prato, você precisará de um pacote de macarrão tipo penne, aproximadamente 300 gramas de tomate cereja, 1 maço de manjericão e 300 gramas de mussarela de búfala. Para o tempero, você pode utilizar os condimentos que melhor agradam o seu paladar.
Além disso, precisaremos também de molho de tomate — preferencialmente aquele caseiro —, dois dentes de alho, uma cebola grande e pitadas de orégano. Importante destacar que a soma desses ingredientes pode variar de acordo com seu gosto pessoal.
Partindo para a prática, cozinhe o macarrão até chegar no ponto “al dente”. Enquanto isso, coloque a cebola e o alho para refogar. Em seguida, adicione os tomates. Fique atenta caso os ingredientes comecem a grudar na panela. Se for este o caso, adicione um pouco de água.
Voltando ao macarrão, retire a água do cozimento, adicione o molho de tomates e o molho que acabou de preparar com os ingredientes de sua preferência. Por fim, coloque a muçarela de búfala ralada sobre o prato e misture bem.
Para deixar o prato com boa apresentação, você pode decorá-lo com fatias de tomate cereja cortadas ao meio e, em seguida, coloque-os sobre o macarrão. Outra dica de montagem do macarrão caprese é salpicar queijo ralado.
Combinando sabores: melhores opções de acompanhamento
Um dos melhores acompanhamentos para o macarrão caprese é, sem dúvidas, o salmão assado. Isso porque o salmão é um tipo de peixe leve, que pode equilibrar muito bem o prato de massa. Outra opção é prepará-lo em uma grelha ou no vapor.
Para conferir ainda mais sabor ao prato, adicionar aspargos cozidos e bem temperados ao óleo de oliva e pimenta do reino pode tornar este um prato perfeito para o seu almoço ou jantar com familiares e amigos.
Mais um acompanhamento que pode fazer sucesso nos almoços de domingo é aproveitar a tradicional maionese brasileira: batatas, cenouras, cebola, ovos e até mesmo pequenos pedaços de maçã, uma combinação maravilhosa para o penne à caprese.
Você prefere carnes à peixes, vegetais ou maioneses caseiras? Não tem problema. Isso porque outra opção interessante para compor seu prato de macarrão caprese são as almôndegas que, juntas, podem se completar e enriquecer ainda mais o prato.
O que beber
Os melhores vinhos para acompanhar massas com molhos à base de tomate são os tintos. Além de evidenciar o sabor da massa, esse tipo de vinho promete deixar o prato ainda mais leve e equilibrado. Cabe lembrar que vinhos mais encorpados dão mais peso ao prato de massas, porém, caso seja a sua preferência, sirva-se de uma salada verde, e assim será mais fácil dar leveza ao seu prato.
Pensando em bebidas não alcoólicas, por sua vez, pode ser interessante combinar o prato de massa com sucos naturais. No caso do macarrão caprese, cujo molho é bem mais leve, sucos de frutas adocicadas e cítricas, tais como a laranja ou o limão podem ser a combinação perfeita.
Você também pode gostar:
- Espaguete à Fonduta de Parmesão;
- Descubra os segredos do melhor Macarrão Alho e Óleo;
- Espaguete na manteiga e sálvia: entenda como preparar essa receita.
Viu como o macarrão caprese é um prato refinado, mas ao mesmo tempo fácil de fazer? Além disso, a receita pode ficar pronta em aproximadamente 30 minutos. Assim, você pode aproveitar para interagir com os seus convidados enquanto prepara o melhor penne da sua vida.Com a Massas Floriani, você pode levar sua experiência na cozinha para o próximo nível. Conheça nossa linha de produtos e certifique-se da importância de contar com uma boa pasta para suas receitas!