O espaguete é uma das massas mais amadas e consumidas no mundo, e toda sua fama está atrelada a versatilidade e sabor deste prato. Dentre as formas mais comuns para sua apresentação, destaca-se o uso de diferentes tipos de molhos, desde o tradicional molho de tomate com manjericão até os condimentos mais inovadores, graças à culinária moderna.
Esse tipo de corte, inclusive, é parte imprescindível para a cozinha brasileira. Por aqui, o alimento faz parte da mesa de grande parte das famílias e pode ser apresentado em diferentes versões, desde o macarrão ao pomodoro (com tomates), até versões mais elaboradas, com molhos a base de carne cozida (ragu), por exemplo.
Sendo o espaguete ao pomodoro uma receita muito simples e saborosa, além de rápida e fácil de fazer, você deve estar se perguntando qual a melhor forma de preparar este prato tão tradicional. Certo? Então, se quer saber mais, veio ao lugar certo. A seguir, listamos as principais dicas e truques para fazer um inesquecível espaguete ao pomodoro. Confira!
A História do Tomate na culinária italiana
Diferentemente do que se vive no imaginário das pessoas, o tomate não é um legume, mas sim uma fruta — tal como a laranja ou o limão. Sua origem também não está no velho continente, como pode imaginar a maioria das pessoas. Isso porque a fruta é originária da América do Sul, mais precisamente na região da Cordilheira dos Andes.
Aliás, o tomate só desembarcou na Europa em meados do século XVI. À época, a iguaria era muito pouco conhecida pelos europeus. Por isso, o tomate foi explorado de forma bem diferente dos dias atuais. Afinal, na época das grandes navegações, quando foi introduzido em outras culturas, a fruta não passava de um elemento decorativo em grandes festas.
A boa notícia é que os italianos não demoraram para perceber que esta iguaria poderia render receitas incríveis, sendo prontamente empregada na criação de pratos deliciosos a partir de então.
Percebendo sua versatilidade, inclusive, a fruta foi batizada “Pomo D’oro” ou pomo de ouro em nosso bom e velho português. A partir daí, não se economizou o “pomodoro” para criar receitas de molhos de tomate, conquistando assim seu espaço nos lares do mundo inteiro.
Como fazer Espaguete Pomodoro?
Para preparar o macarrão ao pomodoro, você vai precisar de 500 gr de macarrão espaguete Floriani Grano Duro, um ramo de manjericão, 500 gr de tomate (ou molho já pronto), um dente de alho, uma cebola, azeite extravirgem, sal e pimenta à gosto.
Para o preparo do molho pomodoro, mergulhe os tomates maduros em água fervente, escorra-os e os separe da casca. Reserve por aproximadamente dois minutos e, em seguida, faça cortes ao meio para extrair suas sementes — caso queira, você também pode tornar a receita mais rápida, basta utilizar um molho de tomates pronto de sua preferência.
Em seguida, descasque a cebola, fazendo fatias bem finas, amasse o dente de alho e refogue-os em uma frigideira em fogo baixo. Depois de dourar o alho e a cebola, retire do fogo, reserve e adicione a polpa de tomate. Ligue novamente o fogo, mexendo sem parar a mistura com uma colher de pau. Por fim, corrija o molho com sal e pimenta à gosto.
Importante mencionar que durante o cozimento, o molho deve ficar em fogo médio durante 10 minutos. Além disso, antes de terminar o tempo de cozimento, você pode adicionar folhas de manjericão picadas. Ainda, ferva água em outra panela para preparar o macarrão. Fique atento ao cozimento da pasta, e retire-a do fogo quando chegar no ponto “al dente”.
Para finalizar o prato, basta aquecer uma tigela, colocar parte do molho e transferir todo o macarrão. Por fim, adicione o restante do molho de tomates e o azeite. Mexa bem, a fim de garantir a homogeneidade dos ingredientes. Pronto. Agora basta servir os seus convidados com o macarrão ao pomodoro. Você pode decorar o prato com queijo parmesão ralado.
Detalhes sobre o macarrão ao pomodoro
Viu como é rápido e fácil fazer um delicioso espaguete ao pomodoro? Um bom molho de tomates sempre pode fazer toda a diferença quando você tem pouco tempo para preparar um prato incrível. Afinal, com pouquíssimos ingredientes é possível chegar a uma receita simples e leve, que ao mesmo tempo conquista o paladar de todos à mesa.
Apesar de simples para preparar, há alguns truques que você deve ter atenção, a fim de transformar este tradicional prato italiano em uma verdadeira experiência gastronômica. Confira, abaixo, dicas de preparo para economizar tempo, garantir uma receita econômica de fato, e oferecer um convidativo e delicioso macarrão ao pomodoro.
- Ingredientes: para um macarrão ao pomodoro de sabor único, você deve escolher insumos de qualidade. Por exemplo, ao optar por produzir um molho caseiro, é muito importante selecionar tomates frescos e maduros. Prefere escolher um molho de tomates e otimizar ainda mais o tempo de preparo? Não tem problema! Use a conserva de tomates de sua preferência;
- Tempero: para dar sabor ao molho, opte por fazer um refogado simples com azeite extra virgem , cebola, alho e algumas folhas de manjericão picadas;
- Tempo de cozimento: espaguetes de tamanho médio cozinham, no geral, entre 8 e 9 minutos. Caso goste mais de um macarrão de menor espessura, fique atento, pois o tempo de cozimento pode ser menor até chegar no ponto desejado.
Como vimos, o macarrão ao pomodoro além de um clássico prato italiano, é também uma receita barata, fácil de fazer e muito prática. Apostar nesta opção em seu dia-a-dia, principalmente, é apostar em uma culinária que nos representa mundialmente, sobretudo por sua simplicidade e sabores clássicos.
Você também pode gostar:
- Espaguete à Fonduta de Parmesão;
- Espaguete ao Molho de Cogumelos Frescos;
- Espaguete na Manteiga e Sálvia.
Agora que chegamos ao final deste guia, esperamos que você tenha conseguido entender um pouco melhor sobre o contexto do espaguete ao pomodoro na culinária. Se você quer saber ainda mais sobre como fazer uma receita incrível, gastando pouco, aproveite a visita e descubra os segredos do melhor macarrão alho e óleo.