Comer uma bela massa na hora do almoço é bom, mas você já provou um macarrão ao molho Alfredo? Esta é uma daquelas receitas que podem ser feitas em qualquer ocasião, seja em um jantar simples ou mesmo em uma reunião de amigos e em todas elas vai ser um sucesso. Você pode utilizar qualquer tipo de macarrão, assim você já aproveita o que tem em casa, ou então pode seguir nossa sugestão e usar o penne.
Mas o que importa é que independente do que você escolher, o prato vai ficar uma delícia! Nós escolhemos o penne porque ele tem um formato que ajuda ainda mais a manter o sabor, afinal, aquela circunferência do penne faz com que o molho se concentre. Outra vantagem dessa receita é que você pode acrescentar vários tipos de ingredientes que ela vai ficar ainda melhor!
O que é molho Alfredo?
O molho Alfredo original nasceu em Roma, sabia? E desde essa época ele é feito com apenas dois ingredientes, pelo menos o original. Tudo o que você precisa para fazer esse molho é manteiga e queijo parmesão.
A ideia é começar o molho quando o macarrão estiver acabando de cozinhar, então é só pegar umas duas ou três colheres da água quente do macarrão e separa. Depois é só adicionar a manteiga e então colocar o macarrão já escorrido nessa mistura. Depois é só ralar o queijo parmesão até que o molho fique espesso.
Muitas pessoas costumam escorrer completamente o molho do macarrão, mas o interessante de usar parte desta água é que o amido liberado no cozimento proporciona mais espessura ao molho, sendo uma forma mais fácil de deixá-lo mais encorpado.
Agora, se você quiser colocar um ingrediente a mais para que o seu macarrão ao molho Alfredo fique ainda mais delicioso, é só adicionar uma caixinha de creme de leite, uma mistura fácil, simples e deliciosa!
Como fazer o macarrão ao molho Alfredo com frango?
Agora que você já sabe fazer um molho Alfredo tradicional com apenas dois ingredientes está na hora de descobrir como deixá-lo ainda mais especial. Para esta receita você vai precisar do penne, o macarrão que vamos utilizar nesta receita; parmesão fresco para ralar sobre a massa pronta; tomate seco, espinafre, creme de leite, e os temperos de sua preferência. Como você pode ver, aqui o nosso macarrão ao molho Alfredo está mais rico em ingredientes.
A primeira coisa que você precisa fazer para que o preparo seja rápido e fácil é grelhar ou fritar os peitos de frango. A primeira opção é mais saudável e menos gordurosa. Como esta receita leva alguns ingredientes mais pesados, talvez seja mais interessante você contrabalancear com uma carne grelhada.
Quando o frango estiver pronto, cubra-o com papel alumínio e reserve. Enquanto isso, coloque o penne para cozinhar em água e sal, desligando o fogo quando ele estiver al dente. Enquanto o macarrão cozinha use o tempo para fazer o molho que é o convidado de honra desse prato.
Use um pouco da água do macarrão para fazer o molho, umas duas colheres podem ser suficientes. Coloque o creme de leite sobre o tomate seco e o espinafre, ambos cortados de acordo com a sua preferência, em pedaços maiores ou menores. Mexa a mistura toda até ficar espesso, se necessário coloque as duas colheres de água do macarrão porque, como você sabe, o amido natural que se desprende da massa deixa o molho mais encorpado.
A última parte é juntar todos os ingredientes. Você pode cortar o peito de frango em pedacinhos e misturá-los ao olho, ou pode servir os pedaços como acompanhamento ao lado do prato, decorando tudo com espinafre e tomate seco. Não se esqueça de ralar o parmesão por cima para dar aquele toque mais do que especial.
Se você gostar de ousar nas receitas eu tenho um ingrediente especial que pode fazer toda a diferença: vinho. Coloque duas colheres no molho enquanto estiver preparando que ele vai dar aquele sabor de fundo diferenciado. Caso não goste de vinho, capriche nos temperos para que a sua massa fique memorável.
Como deixar seu macarrão ao molho Alfredo ainda mais gostoso?
O macarrão ao molho Alfredo é uma delícia, isso a gente já sabe, mas é interessante ficar de olho nas combinações possíveis para deixá-lo sempre com aquela carinha de novidade. Existem muitas opções de outros ingredientes que você pode colocar no seu macarrão.
Molho Alfredo com legumes e vegetais
A adição de vegetais é sempre uma boa pedida para incrementar o macarrão ao molho Alfredo. Couve-flor, espinafre, ervilhas, milhos e abóboras são opções deliciosas para colocar junto e deixá-lo colorido, saudável e delicioso.
Molho Alfredo com frutos do mar
Existem alguns tipos de frutos do mar que podem dar um toque especial a sua receita, além de serem perfeitamente combináveis com o molho Alfredo. O camarão e o lagostim são essas opções que harmonizam naturalmente com massas e com o molho branco. Além disso, existe elegância na apresentação do macarrão ao molho Alfredo com as opções mais diferenciadas dos frutos do mar.
Molho Alfredo com bacon
O bacon é um convidado de honra de muitas pessoas. Seu gosto forte e memorável faz com que ele seja uma opção mais fácil para quem quer dar aquela diferenciada no prato. A combinação do bacon com o molho Alfredo não é diferente e ele pode deixar um prato simples parecer bem mais sofisticado.
Molho Alfredo vegano
Se você é vegano não precisa ficar triste porque o molho Alfredo é democrático e pode ser feito com substituições, ficando igualmente delicioso. Você pode usar a pasta de castanha-de-caju, levedura com alto teor nutritivo e a farinha de arroz você consegue fazer um molho Alfredo espesso e maravilhoso que não fica devendo em nada ao molho Alfredo tradicional.
O macarrão ao molho Alfredo é aquele tipo de prato com sabor e rápido de fazer, o que geralmente é a junção das características favoritas de todas as pessoas que gostam de comer bem, mas não têm muito tempo para desenvolver outras receitas. Além disso, é uma delícia!
Você também pode gostar:
O que achou desta deliciosa receita de macarrão ao molho Alfredo? Se gostou das nossas dicas, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Assim, seus amigos também poderão aproveitar o melhor do penne ao molho Alfredo!