Macarrão ao molho Alfredo com bacon e tomate cereja
Se assim como eu, você morre de vontade de executar uma receita de macarrão ao molho Alfredo com bacon e tomate cereja, mas não se sente seguro em arriscar com ingredientes diferentes, ou sentir no fim a frustração de ter um prato trabalhoso e sem sabor, eu vivenciei o Eduardo Ferreria (@duhferreiras) fazer essa receita e posso afirmar para você: Revelada a receita perfeita para você sair do comum em alto estilo sem perigo de errar.
Bacon é vida, será?
Sim, é muita vida. Geralmente ele invade com seu aroma e sabor toda receita em que ele está presente, nessa não é diferente, no entanto o equilíbrio dos ingredientes torna um prato muito saboroso sem que um sobressaia o outro.
O Eduardo começou essa receita de macarrão ao molho alfredo com bacon e tomate cereja, dourando o bacon, que vamos confessar gente, não tem segredo nenhum né.
Um pouco de azeite na frigideira quente, bacon bem fininho e é só mexer e aproveitar aquele aroma delicioso que invade a cozinha.
Conheço pessoas que até não gostam de bacon, é claro que respeito, mas confesso que não entendo.
Tomate cereja para explosão de sabor
Enquanto o Eduardo estava dourando o bacon e todo aquele aroma já invadia a cozinha, confesso que eu já estava com água na boca.
Acredito que grande parte do sucesso da receita está na expectativa que a mistura de ingredientes vai deixando nas pessoas. Além disso, não há dúvidas que aroma, aparência e sabor andam juntos de mãos dadas.
Mas então entra na receita outro ingrediente desses exagerados de sabor. O tomate cereja esbanja suculência em qualquer prato em que esteja, não é? E nessa macarronada ele não fica atrás.
Não sei dizer quem é mais importante nessa receita de macarrão ao molho alfredo com bacon e tomate cereja, por isso sigo ela a risca. Não precisa mexer no que funciona não é gente!
Como preparar o molho Alfredo?
Acreditem em mim quando digo que a parte mais fácil da receita está chegando. O molho Alfredo é muito simples de ser feito, e muito saboroso. Até mesmo quem não é adepto ao molho bechamel se curva ao sabor do molho Alfredo.
Quando ouvi pela primeira vez sobre o molho Alfredo, logo imaginei que era algo complexo, com um monte de ingredientes caros e difíceis de achar. Ledo engano. Hoje ele é o primeiro da minha lista quando resolvo ir para cozinha.
Vamos lá: com o bacon já dourado, acrescente a manteiga e o alho. Não precisa ficar com medo de ficar muito gorduroso, pois os outros ingredientes vão equilibrar tudo.
Aposto que você já consegue imaginar o mix de odores da manteiga, bacon e alho juntos, é nessa hora que entra eles, os tomates, já picados ao meio. Nessa hora ele vai soltar parte do liquido, e o sabor do bacon vai se unir aos tomates, combinação perfeita.
O Eduardo deixou refolgar um pouco, para não deixar os tomates murcharem muito, e adicionou o creme de leite, que por vezes pode ser substituído pela nata.
Já deu água na boca não deu? Mas depois de acertar o sal e colocar um pouco de noz moscada, ele completa a receita com queijo parmesão. É nessa hora que você tem a certeza que é impossível esse molho não ficar saboroso. O queijo incorpora e deixa o molho cremoso e irresistível.
O aroma do molho Alfredo
A aparência do molho já está arrasadora, e o aroma também, mas nessa receita o Eduardo usa alguns temperos que dão um toque especial. Sabe aquele gostinho especial, que faz toda a diferença, mas que não rouba a cena dos ingredientes principais? Não sou um especialista, mas adoro macarrão e posso afirmar, o Eduardo acertou nessa receita.
Não é nada de outro mundo, um pouco de noz moscada e cheiro verde.Você pode perguntar, sério mesmo que você está falando tudo isso por causa de um pouco de noz moscada e cheiro verde? Sim, sério.
Eu mesmo várias vezes ignorei o poder de um pouco de tempero, mas quando a gente experimenta um prato assim, esses detalhes saltam o paladar, e tornam tudo muito mais saboroso e especial.
Massa Grano Duro ao molho Alfredo
Chegou a hora que você não pode errar, e sim, tem muita gente que erra. Prepara aquele molho, capricha com todos os ingredientes, no tempo, no preparo, mas escolhe uma massa inferior.
Se você ama culinária, e sente prazer em ver a satisfação de um prato bem servido, nunca deixe de lado a qualidade e o poder de uma massa de deixar sua receita ser inesquecível.
Bom, você sabe que de massas nós entendemos muito, respiramos massa aqui, está em tudo que fazemos, por isso somos criteriosos nessa parte.Para essa receita o Eduardo usou o macarrão grano duro Floriani.
A massa de trigo grano duro é importada, sempre al dente, ela é ideal para uma receita como essa.Existem consumidores que não se agradam com a textura do Grano Duro.
Nesses casos sem dúvida minha recomendação é a massa de ovos. De qualquer forma, independente da massa, sempre escolha uma marca de qualidade, como a Floriani. Após cozida, o Eduardo tirou a massa um minuto antes do indicado e finalizou na panela do molho.
Não me lembro se ele adicionou a água do cozimento, mas esse quesito fica a gosto. Se você prefere um molho mais denso, pode deixar sem água, ou adicionar aos poucos, até ficar na textura que optar.
Hora de servir e encantar preparando o seu macarrão ao molho Alfredo com Bacon e tomate cereja
A melhor hora de todas. A massa incorporada ao molho Alfredo, bacon e tomate cereja, no prato é de arrancar suspiros. Após empratar, Eduardo ainda finalizou com um pouco de cheiro verde e uma rama de alecrim para aromatizar.
Um grande resumo desse prato eu diria: ingredientes simples, execução simples e uma refeição inesquecível.Ideal para datas comemorativas em família, daqueles para te elegerem a melhor Chef de todas, ou um jantar especial.
Vamos falar a verdade, ideal para qualquer momento.
Aproveite, faça e me conte da sua experiência. Até a próxima!
Aprenda também Como fazer spaguetti alla punttanesca em 30 minutos
Siga a Floriani Massas no Instagram