Sabe aquela receita rápida e cheia de sabor? É esta aqui de macarrão ao Funghi seco que pode ser feita em dias da semana ou em ocasiões especiais. Receitas com cogumelos são ótimas opções para quem quer trazer algo a mais para a mesa. Existem diversos tipos que atendem aos mais diversos paladares e nesse texto você vai aprender a diferenciá-los.
Os cogumelos também são muito procurados por pessoas que não inserem carne em suas dietas, como vegetarianos ou veganos. Assim, o macarrão ao Funghi pode ser aquele prato para todos os tipos de pessoas, desde aqueles que não comem carne, até aqueles que não a dispensam. Nesse último caso você sempre pode complementar com um prato a mais. Para conferir a dica completa continue a leitura!
Cogumelos para todos os paladares!
A diversidade dos cogumelos pode ser um impedimento na hora de escolher a melhor opção e é por isso que vamos falar sobre as características principais de cada um para que você nunca mais tenha essa dúvida! Os cogumelos também são muito populares por não terem gordura e colesterol, além disso são fontes ricas em vitaminas e fibras. Saiba como escolher a melhor opção para o seu prato!
Shitake
Um dos mais populares dentre os cogumelos, o shitake tem uma consistência mais esponjosa que faz com que ele seja o queridinho dos molhos encorpados. Essa consistência faz com que os molhos diversos sejam absorvidos tornando esse funghi extremamente apetitoso. Em japonês, shitake quer dizer “fungo do carvalho”, uma referência tanto ao seu gosto mais amadeirado quanto ao local em que ele pode ser encontrado.
No entanto, atualmente a maior parte das plantações de shitake é feita de forma artificial, ou seja, em plantações controladas. O shiitake pode ser feito das mais diversas formas, seja frito, assado ou mesmo em molhos. Pode também ser utilizado fresco ou desidratado, sua versatilidade sendo um dos pontos de maior interesse. As hastes do shitake também podem ser utilizadas na preparação dos molhos, depois é só jogá-las fora.
Champignon
Muito conhecido nas mesas brasileiras, o champignon é pequeno e pode ser ingerido cru ou mesmo em saladas, pizzas e sopas. O sabor desse tipo de cogumelo é mais delicado.
Portobello
Essa também é uma escolha comum para pessoas vegetarianas e veganas, afinal, o cogumelo Portobello conta com uma consistência que se assemelha a carne e costuma ser muito utilizado para substituí-las nesses tipos de dietas. Pode ser grelhado ou feito na brasa e fica perfeito quando recheado com temperos mais fortes. Pode ser recheado com queijo.
Shimeji
Outro nome para esse cogumelo é “cogumelo ostra” e tem o formato de uma pequena trombeta. Ao tato o shimeji é aveludado e sua cor é de um marrom claro com o chapeuzinho vermelho. Costuma ser servido em yakissobas e outros pratos chineses ou japoneses. Fica simplesmente delicioso salteado na manteiga e colocado em frituras e sopas.
Porcini
Este cogumelo é maior, com o chapéuzinho mais largo e uma base mais grossa. São fáceis de localizar por conta de seu tamanho e possuem um sabor amadeirado e mais forte, além de uma textura suave. É uma ótima opção para complementar sopas, risotos e molhos diversos.
Do que você vai precisar para fazer o Macarrão ao Funghi seco
Agora que você já sabe como escolher o cogumelo mais apropriado para suas receitas, vamos colocar a mão na massa e aprender a fazer esta deliciosa opção para qualquer dia da semana! Anota aí os ingredientes:
– 250 g. de macarrão Floriani tipo ninho;
– 1 caixa creme de leite;
– Parmesão ralado grosso;
– Cebola e alho a gosto;
– 40 g. de funghi secchi;
– 300 ml de vinho branco.
Macarrão ao Funghi: como fazer!
Para esta receita escolhemos o macarrão Ninho Sêmola com Ovos Floriani, mas se você tiver preferência por outro tipo de massa ou quiser usar o que tiver em casa, fique à vontade. No entanto, o macarrão tipo Ninho combina perfeitamente com o funghi seco, a delicadeza do macarrão com a textura mais áspera do cogumelo.
Primeiramente você vai colocar o funghi para hidratar em água fervente. Quando estiver bem molinho corte em pedaços pequenos e não se esqueça de reservar a água do cogumelo para utilizar no molho depois. Cozinhe o macarrão Ninho Sêmola com Ovos Floriani até que ele fique no ponto indicado pela embalagem. Não deixe que o macarrão fique muito mole, é importante que sua consistência fique al dente.
O próximo passo é refogar o cogumelo no azeite, junto com a cebola e o alho. Coloque também o vinho branco. Acrescente o creme de leite e vá dosando a densidade do molho utilizando a água que você separou do cozimento dos cogumelos. Para quem quiser um molho mais espesso é só colocar o parmesão ralado grosso e temperar ao gosto com sal e pimenta do reino.
Agora é só juntar o molho ao macarrão e está pronto! É só servir esta delícia de prato rápido e fácil de fazer!
Acompanhamentos para enriquecer sua mesa
Um macarrão ao funghi seco fica simplesmente maravilhoso sozinho, mas se você quiser alcançar a perfeição é só colocar na mesa um belíssimo prato de saladas, preferencialmente folhas grandes como a alface americana com a adição de tomatinhos cereja. Além de auxiliar no realce do sabor, a salada também embeleza a mesa com suas cores vivas.
Se você não quiser deixar a mesa sem um prato com carne, escolha a carne branca como filé de frango grelhado ou assado que vai complementar muito bem a mesa e não vai pesar na dieta de ninguém. O filé de frango pode ser servido em pedaços pequenos e com um pouco de vinagre balsâmico por cima.
Para beber você pode escolher um delicioso suco natural de laranja, acerola, limão ou tangerina. Caso prefira algo com álcool coloque na mesa o vinho branco que vai ser o par perfeito para esse prato, a acidez do vinho ou dos sucos vão complementar perfeitamente a sua mesa e arrancar elogios de todos os seus convidados!
Receitas que você também pode gostar:
- Spaghetti Floriani all’amatriciana: Guia completo da sua receita para almoço
- Ninho ao Molho de Cogumelos Frescos e Filé Mignon
- Macarrão com Calabresa: conheça os segredos deste prato
Gostou deste conteúdo? Para conferir mais receitas como essa, continue acompanhando as novidades que publicamos aqui no nosso blog!