Skip links

Descubra os segredos do melhor Macarrão Alho e Óleo

Sabe aqueles dias em que você está em busca de uma receita fácil de preparar, porque não conta com muito tempo disponível para investir em pratos muito elaborados? Então, este é o momento perfeito para apostar no Macarrão Alho e Óleo. Afinal, nada melhor do que uma receita tradicional, saborosa e fácil de preparar, não é mesmo!?

Um detalhe interessante deste prato é que você pode prepará-lo da forma mais simples possível, ou, se preferir, incrementá-lo com alguns temperos a mais para deixá-lo ainda mais especial. Quer saber mais? Então, está no lugar certo. Na receita de hoje trouxemos dicas e ideias para fazer um Macarrão Alho e Óleo perfeito. Boa leitura!

Macarrão Alho e Óleo: onde surgiu?

O tradicional Macarrão Alho e Óleo, também conhecido como “spaghetti aglio e olio” em italiano, é um prato típico da massa mais famosa do mundo. Em Nápoles, onde ele é bem comum, esse tipo de receita é preparado com cortes do tipo espaguete — daí seu nome no bom e velho italiano.

Por aqui, a preferência por uma massa mais comprida e consistente é também comum em boa parte das famílias brasileiras. No entanto, você pode usar o macarrão que tiver em casa, já que o tipo de corte escolhido para a massa não irá interferir na qualidade do prato final.

De modo geral, o Macarrão Alho e Óleo é um prato bastante antigo e tradicional, cuja origem é imprecisa. Muitos historiadores — que pesquisam a história dos alimentos —, por sua vez, costumam concordar que esse tipo de preparo de massa surgiu em meio ao povo árabe e que, aos poucos, foi caindo completamente no gosto do povo italiano.

Aliás, a receita conquistou tão bem os paladares de todo o mundo de tal forma que, hoje em dia, é muito comum atribuirmos as massas, isto é, o macarrão, ao povo italiano.

Como preparar um delicioso Macarrão Alho e Óleo?

O Macarrão Alho e Óleo é um alimento bastante versátil. Isso quer dizer que você pode fazer da maneira mais simples e ainda assim ele ficará excelente. Além disso, você pode também incrementar a receita com alguns ingredientes, deixando a massa com sabor ainda mais marcante — e é sobre isso que falaremos aqui, além de trazer dicas incríveis.

Como dissemos anteriormente, você pode fazer o seu Macarrão Alho e Óleo com qualquer tipo de macarrão, porém, para sequência das nossas dicas, utilizaremos o espaguete como massa padrão. Certo? Assim, tanto a base para um preparo mais simples, quanto para um preparo mais bem elaborado do prato será a mesma. 

A primeira coisa que você precisa fazer é colocar o macarrão para cozinhar em água com um pouco de sal até que a massa fique no ponto “al dente”. Em seguida, você precisará de alho (à gosto), entre 2 e 5 colheres de um bom óleo de oliva (ou comum, se preferir), manteiga e pimenta do reino.

Em uma panela pequena, adicione o azeite e doure o alho. Aqui, a dica é amassá-lo até que ele se transforme em uma pasta. Em seguida, adicione a manteiga. Por fim, coloque a mistura sobre o macarrão cozido e verifique o sal. Pronto. Agora é só misturar tudo e colocar pimenta do reino à gosto.

Combinações possíveis e deliciosas

Para incrementar o seu Macarrão Alho e Óleo, você pode colocar calabresa picada sobre a massa ou bacon. Tanto a calabresa quanto o bacon conferem um sabor mais forte, ainda proporcionando um cheirinho irresistível. Outra alternativa pode ser o uso de atum e carne seca para serem colocadas sobre a massa.

Se você prefere saladas e gosta de deixar o seu prato mais “verde”, essa dica vai deixá-lo com mais vontade ainda de preparar a receita: experimente colocar brócolis no seu macarrão, certamente ele ficará delicioso. Antes, porém, cozinhe-o separadamente, até que fique em uma consistência mais firme.

Outra possibilidade é picar ovos cozidos por cima da massa. Aliás, o ovo é um alimento simples e prático de preparar, além de fornecer uma boa dose de proteína, tornando a refeição ainda mais completa.

Agora, considerando algumas bebidas para acompanhá-lo, existem algumas alternativas muito interessantes — que dependerão diretamente do horário em que o prato será servido e, claro, de quem está apreciando essa delícia. O suco de limão ou tangerina, por exemplo, é uma opção ideal porque sua concentração mais ácida pode reduzir a oleosidade do prato, tornando mais bem balanceado e deixando o paladar mais suave.

No caso de jantares com os amigos, o vinho branco seco é também uma opção viável, tendo em vista que ele pode cumprir o mesmo papel da bebida cítrica. Já se você é fã de vinhos tintos, os suaves podem oferecer uma melhor experiência gastronômica, já que eles são menos encorpados e podem garantir uma combinação perfeita.

Macarrão Alho e Óleo pode engordar?

Quando se fala em massas no geral é comum vir à mente a preocupação com a quantidade de calorias, tendo em vista que o alimento é rico em carboidratos. Pensando nisso, muitas pessoas acabam substituindo a receita por outros alimentos, em razão do desconforto em relação ao ganho de peso. Mas, afinal, será mesmo que o macarrão é tão calórico assim?

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o macarrão não deve ser encarado como uma relação única de causa e efeito de sobrepeso. O que acontece é que a massa, se ingerida em grandes quantidades, pode sim causar obesidade. Porém, experimentar um bom prato de macarrão pode, eventualmente, ser muito saudável.

Para evitar problemas de controle do peso, é fundamental manter uma rotina de exercícios físicos, assim como ter uma alimentação balanceada. Em geral, alimentos processados e massas congeladas são mais calóricos e pouco recomendados. Assim, ao preparar o seu macarrão em casa, dê preferência a ingredientes de boa procedência, como as Massas Floriani.

Você também pode gostar:

Como vimos, o Macarrão Alho e Óleo é uma receita muito prática, fácil de fazer e barata. Para tornar o prato ainda mais interessante, é possível utilizar estratégias diversas na cozinha, como incrementar o prato com outros ingredientes. O mais importante, para ter uma boa experiência na cozinha, é preparar o seu macarrão com amor e dedicação.

E então, leitor. O que achou das dicas que trouxemos neste post? Ficou alguma dúvida? Em caso afirmativo, compartilhe o seu comentário conosco e com nossos demais leitores.

Avalie essa receita
0 / 5

Your page rank:

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]