Skip links

Descubra como fazer o autêntico Macarrão à Parisiense

Você sabia que o macarrão à parisiense na verdade é… brasileiro? Mais precisamente, é de São Paulo? Pois é, isso comprova que temos uma das culinárias mais interessantes do mundo e que se inspira nas mais diversas localidades para trazer o melhor em sabor.

O macarrão à parisiense ficou muito famoso entre as décadas de 1950 e 1970 por ser um prato considerado mais fino, mais elegante. Com o tempo ele foi se tornando mais comum, porém continua delicioso e é sobre ele que vamos falar nesse texto. Confira!

Mas, por que macarrão a parisiense?

Bom, parece que o motivo do nome tem tudo a ver com o molho. O que se conhece como o molho parisiense é o famoso molho branco, também chamado de béchamel, que é uma mistura de farinha de trigo, com manteiga e leite.

Assim como muitas histórias envolvendo o macarrão, aqui muita gente quer ter inventado esse maravilhoso molho. Os italianos alegam que ele foi criado na Toscana e que Catarina de Médici que a levou para a França em 1533 quando se casou com o rei Henrique II.

Em todo caso, o fato é que o macarrão à parisiense parece ter tomado o lado francês da história, o que é muito comum visto que o Brasil sempre teve uma ligação cultural muito forte com a França. Mas, isso não muda o fato de que os italianos são diretamente ligados a esse prato, portanto, quem se importa de verdade, não é?

Como fazer o macarrão à parisiense?

Agora vamos falar sobre os ingredientes e o modo de preparo do delicioso macarrão à parisiense, confira a seguir!

Você vai precisar de:

  • 300g de macarrão penne Floriani
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 2l de água
  • 1 fio de azeite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 colher de margarina
  • 500ml de leite integral
  • sal a gosto
  • 1 cebola grande picada
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • noz moscada a gosto
  • 300g de presunto
  • 1 lata de ervilha

Modo de preparo

  • O primeiro passo é cozinhar o macarrão em dois litros de água, um fio de azeite e uma colher sal até que ele fique al dente. Cuidado para que o macarrão não passe do ponto e fique muito mole, isso pode deixar a receita sem qualidade.
  • Em outra panela, dê início ao molho. Coloque a margarina e deixe-a derreter. Refogue a cebola picada, adicione o leite e coloque uma colher de sal, noz moscada e amido de milho. Continue mexendo para não criar bolinhas, misture bem e deixe a mistura engrossar e ferver. O tempo é de aproximadamente 5 minutos para que o molho branco tenha ficado espesso.
  • Insira o creme de leite, a ervilha escorrida, o presunto picado e misture bem para que tudo fique devidamente incorporado.
  • Na hora de montar o macarrão escolha uma travessa para que tenha mais espaço. Espalhe o molho no fundo da travessa e depois coloque uma camada de macarrão. Em seguida coloque mais molho, mais macarrão e assim por diante.
  • Se achar necessário, coloque mais uma vez no forno. Agora é só servir.

Quais são os tipos de macarrão?

A pergunta mais comum quando o assunto é o macarrão à parisiense é qual escolher. Para te ajudar nesse processo, vamos falar sobre os diversos tipos de macarrão e o porquê de alguns serem mais apropriados que outros.

Penne

O penne é um dos tipos de macarrão mais conhecidos, sendo uma massa curta com corte oblíquo e oco por dentro, o que é perfeito para o acúmulo de molhos.

Rigatoni

Semelhante ao penne, o rigatoni é um tubo mais largo e mais comprido. Também é uma ótima opção para pratos com mais molho, afinal, é uma forma de tornar o sabor ainda mais forte e presente no prato.

Fusilli

Fusilli ou macarrão parafuso é também um dos clássicos das mesas brasileiras e pode ser feito tanto em pratos frios como salada de macarrão, quanto em sopas, também pode ficar perfeito com molhos mais simples.

Elbow

Também conhecido como macarrão cotovelo, essa opção é uma massa curta com um formato diferenciado e que é curvo, parecendo um pequeno cotovelo. É muito usado no famoso mac and cheese dos EUA.

Farfalle

Este é o macarrão em formato de gravata borboleta, o que faz com que o prato tenha já uma característica marcante. Pode ser uma ótima opção para molhos simples e a base de tomate.

Concha

Este macarrão é muito usado para aqueles pratos recheados. Uma das opções é colocar pastinhas diversas dentro da concha e assar, ou mesmo legumes e outros tipos de recheios como queijo e requeijão.

Espaguete

Talvez este seja o macarrão mais famoso do mundo. É o principal na categoria de massas longas, tendo fios de até 50cm dependendo do lugar. Uma série de molhos combina com o espaguete e ele é uma opção muito versátil.

Capellini

Também conhecido como “cabelo de anjo”, esse é a opção perfeita para pratos recheados que usam o macarrão como suporte. Também é muito usado com molhos finos, devido à sua delicadeza.

Bucatini

Este é um espaguete com fios grossos, sendo que o diâmetro é mais estreito e a massa mais grossa. É uma massa que cai muito bem com molhos mais pesados como aquele com pedaços de carne. Esta massa, ao contrário do capellini, consegue dar uma boa base para pratos mais encorpados.

Tagliatele

É um macarrão com a massa larga que é perfeito para pratos com molhos mais completos como aqueles que trazem adição de carnes e legumes. Molhos com pedaços maiores também funcionam muito bem com esse tipo de macarrão.

A última palavra quem deve dar é o seu gosto pessoal, no entanto, as melhores opções para o macarrão à parisiense são os macarrões de massa longa como o tagliatelle e até mesmo o espaguete. Massa mais larga é uma boa opção.Se você gostou dessa receita, não se esqueça de passar no nosso canal do YouTube e aprender muitas outras igualmente deliciosas e fáceis de fazer!

Avalie essa receita
0 / 5

Your page rank:

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]