O macarrão a carbonara é um prato tradicional de Roma que é muito popular no Brasil. É feito com queijo parmesão ralado, ovos, pimenta do reino e azeite e pode receber algumas adições de ingredientes dependendo do gosto de cada pessoa.
É uma receita que pode ser feita nos almoços de domingo e em jantares, afinal, os ingredientes costumam ser mais intensos em relação ao gosto e, portanto, é um prato indicado para dias de lazer e tranquilidade.
Para te ajudar a ser o centro das atenções do seu evento vamos falar também sobre a história do macarrão a carbonara e como esta receita vem atravessando décadas e viajando muitos e muitos quilômetros de um país a outro e agradando a todos. Conheça essa história e conte-a aos seus convidados!
Saiba qual é a origem do macarrão a carbonara
A origem do macarrão a carbonara está envolta em mistério e só sabemos ao certo como foi que esta receita saiu de Roma e ganhou as Américas. Logo após a II Guerra Mundial, quando os soldados norte-americanos voltaram para suas casas é que se começou a falar sobre uma receita especial e tradicional italiana que misturava a massa à carne de porco, fosse ela em corte comum ou o próprio bacon.
Em sua base, este prato é bem simples e conta com poucos ingredientes, sendo que um dos segredos para um bom macarrão a carbonara é reservar a água do cozimento do macarrão para ser utilizado na hora de encorpar o molho.
Além disso, os norte-americanos também fizeram algumas adaptações à receita e, por vezes, este prato é feito à base de queijos e leite e não à base de carne. Outros pontos de mudança são os temperos que podem ser colocados de acordo com o gosto de cada pessoa e também do lugar em que ela mora. Nesta receita de hoje, por exemplo, há a adição de cogumelos, tanto o shitake quanto o shimeji.
O nome “carbonara” pode ser um indicativo das origens desse prato, porém as teorias são variadas. Em uma delas, o macarrão foi nomeado para homenagear uma sociedade secreta atuante nos século XIX e XX chamada Carbonária. Por outro lado, há também a história que diz que a palavra vem de “carvão”, ou seja, a forma como o prato era preparado. Seja como for, a certeza que temos é a de que esse prato é delicioso e cheio de sabores fortes e deliciosos.
Ingredientes necessários para fazer o macarrão a carbonara
Para fazer este maravilhoso prato de macarrão a carbonara você vai precisar dos seguintes ingredientes:
– 250 g. de macarrão tipo espaguete Grano Duro Floriani;
– 100 g. de bacon;
– 50 g. de parmesão (prefira em pedaço para que você possa ralar sobre o macarrão na hora de servir);
– 100 g. de shitake;
– 50 g. de shimeji;
– 6 ovos (dê preferência aos ovos caipiras);
– Pimenta do reino a gosto.
Como preparar o macarrão a carbonara com cogumelos
Cozinhe o macarrão tipo espaguete até que ele fique al dente. Reserve. Depois você vai cortar o bacon e os cogumelos em pedaços pequenos e ralar um pouco de queijo. Reserve. Quebre os ovos e separe as claras das gemas. As gemas você vai juntar com o queijo ralado e vai colocar pimenta do reino a gosto. Misture bem e reserve.
Frite o bacon e adicione os cogumelos em um fio de azeite. Doure bem os cogumelos e então coloque nessa mistura o macarrão. Se for necessário, coloque uma xícara da água do cozimento do macarrão para ajudar a criar um molho mais encorpado. Misture bem. No creme das gemas com o queijo, coloque também uma xícara da água do cozimento do macarrão. Misture bem.
Em seguida é só colocar essa mistura também sobre o macarrão, misturar bem para que os molhos se integrem e então servir. Rale o parmesão por cima do macarrão e também quando já estiver no prato.
Tipos de cogumelos mais usados na gastronomia: saiba qual escolher
Existem diversos tipos de cogumelos para aumentar as opções na hora de preparar pratos maravilhosos. Conheça agora quais são e saiba qual é a melhor opção!
Cogumelo Champignon ou Cogumelo Paris
O próprio nome desse cogumelo já indica elegância, porém essa elegância é daquelas bem versáteis e que combinam com tudo. O champignon é um dos cogumelos mais populares do mundo, possui um sabor muito particular adocicado e suave e também pode ser consumido cru. No Brasil ele pode ser encontrado nas mais diversas receitas como pratos de estrogonofe, tortas, lanches, saladas, entre outros.
Cogumelo Shitake
O Shitake também pode ser ingerido tanto fresco como desidratado e além de ser delicioso e saboroso, o shitake também é maravilhoso para reforçar a imunidade e produzir vitaminas para o corpo. O shitake costuma ser usado em sopas e caldos, mas também em massas como esta receita do macarrão a carbonara.
Cogumelo Shimeji
Esse tem o sabor mais forte e pode ser encontrado tanto na opção shimeji preto quanto shimeji branco. Assim como o shitake, o shimeji também proporciona inúmeros benefícios ao corpo e fica delicioso quando refogado na manteiga ou no azeite.
Cogumelos Portobello
Este é bem conhecido dos vegetarianos. Costuma ser utilizado para substituir a carne por possuir uma textura mais esponjosa. É rico em vitaminas B2 e B3 e podem ser feitos das mais diversas maneiras sem perderem o sabor.
Cogumelo Eryngui
Assim como o Portobello, o eryngui também é utilizado em pratos vegetarianos como substituto das carnes brancas. Não é muito conhecido no Brasil, no entanto, estando mais restrito a restaurantes especializados.
Trufas
As trufas são os cogumelos mais caros, afinal, não são encontrados em grandes quantidades e ficam mais restritos a uma pequena parte da Europa. Possui um sabor forte e um cheiro poderoso que pode se apoderar de tudo ao redor. É conhecido como o “diamante gastronômico” por seu preço elevado e por seu sabor maravilhoso.
O uso de cogumelos na receita do macarrão a carbonara é uma forma de atualizar o prato para ocasiões diferentes e também promover mais sabor à mesa. É uma forma de estar sempre provando comidas deliciosas e diferentes.Se gostou dessa receita, não perca a oportunidade de experimentar novas produções com a deliciosa massa Floriani!