Um prato caprichado para um jantar, sem muita dificuldade e para quem gosta do toque alla vodka.
Fusilli Alla Vodka
Se você gosta de adicionar o toque das bebidas alcoólicas aos teus pratos, vai amar preparar esta. Vamos falar um pouquinho da origem dessa receita. Penne alla Vodka (aqui usamos o Fusilli, vamos falar mais ainda). Uma receita que se tornou muito popular por volta dos anos 70 e 80 na Itália e nos Estados Unidos. É um molho chique, gostoso, bonito e você vai aprender aqui.
Há divergências em relação a localidade de origem do molho de vodka, há pessoas que afirmam a origem em Bolonha na Itália, mas a grande popularidade do Penne alla Vodka foi na América. Vamos ao molho!
O Sabor da vodka
É um molho cremoso e requintado com tomates. A Vodka emulsiona o creme e o tomate. O sabor da vodka quase não é percebido, ela confere brilho e uma leve picância. Combina muito com macarrão.
Somente com vodka?
O molho alla vodka sim. O cozimento dos ingredientes com álcool ressalta o aroma e o sabor.
Muitas receitas e molhos levam vinho, cachaça ou cerveja em seu preparo. Em um molho, o vinho eleva a acidez e leveza. Bebidas de teor alcoólico maior e sabor acentuado podem tornar o prato um sucesso. Mas tenha cuidado, as bebidas com teor alcoólico alto pode acabar com tua carreira de cozinheiro. O que se busca realçar os sabores.
Você pode fazer sem a vodka se você quiser ou não gostar de utilizar bebida no preparo dos seus pratos. Acrescente limão e um pouco mais de pimenta.
Flambar
Flambar é um espetáculo a parte para quem acompanha o preparo do prato que utiliza esse método.
A técnica de flambar, foi aprimorada na França para o mundo – flambar, vem da palavra francesa “flamber” que significa passar na chama.
Acredita-se que a técnica teve origem em um descuido de um chef, que ao preparar uma sobremesa, por distração o fogo subiu a frigideira que continha conhaque
Para essa técnica são utilizadas, normalmente, bebidas com teor alcoólico a partir de 40%, mas quanto maior essa graduação, mais rápido será consumido o álcool e talvez não dará tempo do alimento absorver o sabor. Colocando também em risco o local onde está sendo preparado o prato.
Após colocar a bebida na frigideira, não se pode demorar para deixar que a chama atinja o líquido. Caso contrário o alimento ficará com o sabor muito forte do álcool, não é esse o intuito. O alimento também precisa estar bem quente, caso contrário não surgirá chama, em geral apenas um cálice da bebida é suficiente para a técnica.
Nessa técnica há fogo e labaredas. Cuidado com cortinas, aquele guardanapo que fica na tampa do fogão e materiais inflamáveis. Cuidado também com a garrafa da bebida, mantenha-a distante do fogão. Tenha calma durante o processo e não custa manter um extintor por perto.
Proteína
Você pode escolher a carne que você vai utilizar. Essa receita alla vodka é com bacon e cubinhos de frango. Fica muito saboroso com o defumado e crocante do bacon. Se quiser pode fazer molho alla vodka com carne moída, carne moída suína, somente bacon ou frango.
Ou ainda você pode fazer um molho alla vodka vegetariano. Sem utilizar uma proteína, você não flambará, apenas deixará a vodka reduzir na frigideira.
Massa
O clássico é o Penne. Pode utilizar a massa que você tiver, damos preferência para as massas curtas. O molho é encorpado e vai aderir bem aos cortes como fusilli que vai comportar bastante molho em suas voltas. O nhoque que acomodará molho em sua “conchinha”. Caracolino também vai se misturar bem ao molho alla vodka.
Passo a passo com vídeo
Acesse nossa conta no Instagran e venha se divertir com a gente no Tik Tok
Veja também: Como fazer spaghetti alla puttanesca em 30 minutos