O ingrediente principal deste prato está te lembrando alguma coisa? Sim, você está certíssima! Fonduta de queijo tem tudo a ver com o fondue, aquela prática chique originada na Suíça e que consiste em um recipiente com queijo derretido e a possibilidade de servir-se diretamente em reuniões mais informais.
No fondue geralmente é utilizado dois tipos de queijo para dar aquele gostinho todo especial e tornar tudo ainda mais saboroso com a adição de vinhos. Aqui, esta receita usa o conceito suíço original, mas o adapta para uma experiência mais italiana, portanto, o fondue se torna uma fonduta de queijo, palavra italiana que quer dizer a mesma coisa, ou seja, um molho derretido delicioso e pronto para ser apreciado por todos!
O espaguete você já conhece, a tradicional pasta italiana criada e elaborada entre os séculos XII e XVIII. Esse daí tem muita história!
Fonduta de queijo: onde surgiu?
Você sabia que o fondue tem sua origem lá no século XVII? O que se sabe é que a receita mais antiga da qual se tem conhecimento data de 1699, em um livro que provavelmente foi escrito em Zurique.
Historiadores de hábitos alimentares têm defendido que a fonduta de queijo era uma comida cara e destinada apenas às classes mais altas. O interessante é que ele foi se popularizar durante a II Guerra Mundial quando os soldados descobriram que podiam se alimentar com este delicioso molho de queijo.
Agora, não se sabe ao certo quem foi o gênio que misturou as duas ideias: o fondue de origem suíça, junto com o espaguete, outra delícia de origem italiana, criando assim o melhor dos dois mundos com o Espaguete à Fonduta de Parmesão. Mas, seja quem for o inventor, o que importa é que fazer este prato é muito fácil.
Como fazer o Espaguete à Fonduta de Parmesão?
Para fazer esta receita deliciosa da fonduta de queijo você vai precisar de aproximadamente 250 gramas de parmesão, creme de leite e você pode deixar tudo ainda mais delicioso com a adição de cogumelos Shimeji ou aquele que você preferir.
Coloque o creme de leite na panela em fogo mínimo e depois junte o queijo fazendo com que ele derreta completamente.
Para deixá-lo ainda mais cremoso, basta processar a mistura no liquidificador ou então em um processador de alimentos. Assim, caso você queira adicionar os cogumelos, é só derreter uma colher de sopa de manteiga na frigideira, adicionar alho a gosto e então refogá-los.
Depois, basta juntar os cogumelos e deixá-los cozinhar por aproximadamente 3 minutos. Para finalizar, tempere como quiser e reserve-os.
Espaguete: tradicional e delicioso
O espaguete tem uma longa história e vem encantando os fãs de uma boa comida há muitos séculos e é tão famoso que não se sabe ao certo se a sua origem é árabe, chinesa ou italiana.
Existe até mesmo uma teoria de que o grande explorador Marco Polo, que teria sido o responsável por trazer essa delícia da China em uma de suas muitas viagens ainda no século XIII. Mas, teorias à parte, o que realmente importa é que todo mundo é fã de um bom espaguete e até brigam por sua criação!
Como toda comida famosa, existem diversas formas de preparar o espaguete, algumas mais “oficiais” e outras que são do conhecimento individual de cada cozinheira e que envolve aquele segredinho culinário todo especial.
Aqui você pode fazer o espaguete do seu jeito preferido, apenas lembre-se de que a fonduta de queijo já é bem temperada, portanto, leve isso em consideração na hora de adicionar novos temperos, como o sal.
Após preparar o espaguete, reaqueça a fonduta, adicionando no processo a pimenta do reino. Se achar necessário, coloque outros temperos para chegar ao ponto de sua preferência.
O último passo antes de montar os pratos com o Espaguete à fonduta de parmesão é reaquecer os cogumelos que devem estar com um cheirinho delicioso! Agora que este prato maravilhoso está pronto é só servir!
Como servir e encantar a todos?
Ok. Esta é a etapa mais fácil de todas porque vai envolver muito amor, carinho e atenção. Servir um prato que você fez com todo o cuidado para quem você ama necessita também de uma boa apresentação para você sentir que está chefiando o próprio Chef!
Para o espaguete à fonduta de parmesão é importante colocar a fonduta de queijo no prato como uma base, em seguida, coloque o espaguete e depois decore com os cogumelos.
Como a fonduta de queijo já possui gordura e leite, um vinho branco pode ser a escolha mais interessante para acompanhar o prato. Isso porque a acidez desse tipo de vinho faz com que ele faça uma combinação perfeita.
Porém, para quem prefere vinhos tintos, a escolha mais agradável pode ser um frutado suave, pois esse tipo vai ajudar a manter tudo mais leve e equilibrado. Já para aqueles que preferem acompanhamentos não alcoólicos, apostar em sucos ricos em acidez, como limão ou tangerina pode garantir o mesmo efeito.
Para balancear os ingredientes mais pesados da refeição e deixar tudo delicioso e leve, esta pode ser, inclusive, uma ótima escolha — além de incluir também as crianças. O importante é todo mundo ficar satisfeito com este prato delicioso!
A fonduta de queijo ou o espaguete à fonduta de parmesão é uma opção versátil. Ao mesmo tempo em que é possível servi-lo em um jantar romântico, é também possível fazer com que ele seja a estrela de um almoço em família.
Além disso, é sempre bom lembrar que o momento mais apropriado para degustar um bom prato é aquele em que você está com desejo de experimentá-lo, então, seja feliz e siga sua intuição para uma refeição inesquecível.
Você também pode gostar:
- Espaguete ao molho de queijo com tomate concassé;
- Spaghetti Alla Puttanesca;
- Macarrão ao Molho Alfredo.
E então, leitor. O que achou deste conteúdo? Conte para nós o que achou desta receita! Siga nosso Instagram