Skip links

Espaguete à Putanesca: veja como preparar esse delicioso prato

O Espaguete à Putanesca é uma das receitas mais populares dentre aquelas feitas com macarrão. O motivo para esse sucesso todo é bem simples e fácil de entender: é deliciosa! Simples assim! Nesse texto, vamos falar sobre a história da receita e também vamos te ensinar a fazer esse prato de sucesso que vem encantando pessoas há séculos.

Pratos com macarrão ou massa são muito famosos porque costumam ser mais fáceis de fazer e também levam ingredientes conhecidos de todos os cozinheiros. O espaguete à putanesca é um pouco diferente nesse quesito e tem algumas surpresas ao longo da lista de ingredientes. 

No entanto, são todos fáceis de encontrar e não costumam ser caros, portanto, aqui vamos fazer aquilo que é a melhor coisa: juntar ingredientes saborosos em uma receita simples e fácil de fazer. Confira!

Mas, primeiro a história do Espaguete à Putanesca

Historicamente o molho de spaghetti alla puttanesca tem sua origem envolta em várias histórias. É comumente aceito que surgiu na ilha de Ischia, que pertence ao golfo de Nápoles, mas também pode ter se originado na província de Siracusa, na região da Sicília. Como muitos pratos deliciosos que envolvem a pasta, ou a massa, esse tipo de molho é reivindicado por muitos lugares.

Outra coisa interessante sobre o Espaguete à Putanesca é que ele é um daqueles tipos de pratos que são acompanhados por histórias de origem muito diversas e divertidas e que podem ser contadas na hora do almoço para divertir os amigos e a família.

Dentre as mais famosas está a história de que o molho teria seu nome derivado da palavra “puttana” ou “prostituta” em italiano, sendo que a prostituta em questão teria sido responsável por criar o prato que ficou famoso, ou ainda que o cheiro maravilhoso do prato seria o responsável por atrair a clientela.

Outra história menos pitoresca e que, provavelmente, é mais verdadeira diz que o molho recebeu esse nome por meio da expressão “qualche puttanata” ou “qualquer bobagem”, que nada mais é que a ideia de que o molho seria um improviso com diversos ingredientes.

Esta última história é uma das mais aceitas para a origem do molho do spaghetti alla puttanesca e dá uma ideia geral sobre o que é colocado nele: diversos ingredientes que, por mais diferentes que sejam, ficam ótimos quando juntos em um único prato.

O que você vai precisar para fazer esta receita

Confira a seguir os ingredientes necessários para fazer o melhor Espaguete à Putanesca e encantar a todos os seus convidados com essa explosão deliciosa de sabores. Confira!

– 500 g. de espaguete sêmola com ovos Floriani;

– Azeite;

– 1 cebola picada;

– 4 dentes de alho picado;

– 8 filés de anchova em óleo;

– 1 pimentão vermelho picado;

– 1 xícara de azeitona preta;

– 1/4 xícara de alcaparra;

– 500 g. de tomate pelado;

– 1 xícara de manjericão;

– Salsinha picada a gosto;

– Sal e pimenta do reino a gosto;

– 50 g. de parmesão.

Como fazer o Espaguete à Putanesca

Primeiro você vai precisar cozinhar o espaguete com um pouco de sal até ele ficar al dente. Reserve e comece a preparar o molho. A segunda coisa a se fazer é refogar a anchova, a cebola, o alho e o pimentão no azeite. Deixe refogar até que a cebola fique transparente e a anchova comece a se desmanchar.

Depois, junte o tomate pelado, a azeitona e a alcaparra e cozinhe até que o tomate comece a se desmanchar. Acrescente as folhas cortadas de manjericão, a salsinha, a cebolinha e ajuste o sal e a pimenta do reino. Ajuste também outros temperos que você queira colocar. Depois, é só colocar o espaguete e colocar o queijo parmesão por cima. E está pronto para servir!

Dicas expertas

Use sempre o azeite extra-virgem que é um costume culinário da região do Mediterrâneo. É muito comum que os ingredientes sejam refogados nesse tipo de azeite que é bem mais saudável e saboroso do que qualquer outro tipo de óleo.

Outra dica é cortar o alho e a cebola bem fininhos e pequenos para que sejam diluídos no molho e deles só apareçam o gosto. Se você quiser que o seu Espaguete à Putanesca fique ainda mais saboroso é possível colocar atum e cogumelos para dar aquele sabor diferenciado.

Os cogumelos são diversos e para todos os gostos, portanto, basta escolher o seu favorito, saltear na manteiga ou no azeite e cortar em pedaços pequenos. Você pode misturá-los no molho ou mesmo utilizá-los para decorar o prato colocando-os por cima.

Acompanhamentos para o seu espaguete à putanesca

O macarrão é um tipo de prato que sempre combina com outros sabores. Se você estiver querendo montar uma mesa mais completa e mais cheia de opções, aqui vão algumas dicas para você. Confira!

Saladas de folhas

O acompanhamento mais querido é a salada de folhas. Barato e fácil de fazer, a salada é um complemento que sempre agrada. Você pode fazer um prato com folhas de alface americana com tomates cereja ou mesmo tomates convencionais cortados e com um tempero de azeite com suco de limão e sal ou outro tipo de tempero que você prefira.

Carne branca com legumes

Você pode fazer um prato de frango com legumes, por exemplo, e deixar que todos os seus convidados fiquem satisfeitos com essa junção de sabores. O molho de anchovas pode complementar o frango que é uma carne de sabor mais suave, e se você fizer um molho de limão por cima do frango tudo vai ficar ainda mais gostoso.

Maionese de domingo

A maionese feita com batatas, cebola, milho, ervilhas e cenouras é sempre um ótimo complemento para o prato de espaguete, afinal, o creme mais fresco adiciona ainda mais sabor ao prato de espaguete e é uma das escolhas mais brasileiras que existem, sendo uma grande favorita dos almoços em família.

Como bebida, tenha preferência pelos sucos naturais mais cítricos como o suco de limão, de laranja ou tangerina. Vinhos secos e brancos são opções para jantares mais sofisticados.

Você também pode gostar de:

Gostou dessa deliciosa receita? Então, confira a linha de produtos Floriani e tenha à mesa uma excelente pasta para criar suas próprias receitas!

Avalie essa receita
0 / 5

Your page rank:

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]