Às vezes tudo o que a gente mais quer é preparar uma receita para almoço saboroso, que remete às memórias de infância, quando toda família se reunia na casa dos avôs para comerem juntos. No entanto, nem todo mundo tem as habilidades necessárias para apresentar um desempenho satisfatório na cozinha — o que não é nenhum problema.
Afinal, por mais que a gente tente, às vezes é difícil ter uma boa ideia de receita para almoço. Além disso, em alguns momentos podem nos faltar criatividade, principal aliada na preparação de um prato bem-sucedido. Portanto, se essas situações lhe são comuns, veio ao lugar certo. Neste post trouxemos um clássico da cozinha italiana para inspirar: o Spaghetti Floriani all’amatriciana.
Continue a leitura e descubra todos os segredos sobre como preparar um delicioso prato com séculos de história. Confira!
Onde surgiu o Spaghetti Floriani all’amatriciana?
Você já se perguntou por que alguns pratos têm nomes tão diferentes? Um exemplo disso é o spaghetti all’Amatriciana, nome que é pouco comum por aqui, mas que faz parte de uma longa tradição. Primeiramente, Amatriciana vem de Amatrice, uma pequena cidade da região do Lácio.
O que muita gente não sabe é que essa massa também era conhecida por outro nome, Pasta alla Gricia — por conta de seus ingredientes. De origem camponesa, neste prato havia por hábito a preparação utilizando-se de uma pasta ao molho de guanciale, ou bochecha de porco curada com a adição de queijo Pecorino.
Essa combinação, embora pouco comum, foi sempre utilizada de forma estratégica, já que permitia uma maior duração dos ingredientes, o que é especialmente útil, sobretudo em uma época em que não havia eletricidade. Justamente por isso, este prato era preparado com tais ingredientes durante boa parte do século XVII e início do século XVIII.
Porém, com a migração de parte dos camponeses para os grandes centros, a receita original acabou sofrendo algumas alterações ao longo do tempo. Dentre as mais comuns, destaca-se o uso de ingredientes como pimenta-preta e molho de tomate em seu preparo que é a base para o nosso macarrão com bacon.
Uma receita adaptável
Como foi dito acima, a receita original utilizava bochecha de porco curada e você ainda pode fazer desse modo, mas se quiser é possível modificar os ingredientes e deixar o sabor tão delicioso quanto o da receita para almoço original.
Saiba como preparar um verdadeiro Spaghetti all’amatriciana, de forma fácil e também muito saborosa:
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
– 1 pacote de spaghetti Floriani grano duro;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picados;
– 1 xícara de bacon cortado em cubos pequenos;
– 1 lata de tomate pelado picado;
– 1 xícara de molho de tomate;
– 1/2 colher de pimenta do reino ou calabresa;
– 1/2 copo de vinho branco;
– 50 gramas de queijo parmesão ralado;
– 2 colheres de parmesão ralado;
– Sal, salsinha, pimenta do reino ou calabresa a gosto.
Percebe que aqui alguns ingredientes já foram modificados? A bochecha de porco curada foi substituída pelo bacon que também demarca bem o paladar. Temos aqui também diversas misturinhas tipicamente brasileiras, de temperos que são facilmente encontrados em nossa cozinha.
Agora, vamos para a parte divertida que é juntar tudo isso e criar um belo prato.
Como fazer um delicioso almoço de domingo com o Spaghetti Floriani all’amatriciana
O primeiro passo é cozinhar o spaghetti até que ele atinja a consistência “al dente”. Sendo assim, cabe mencionar que o tipo grano duro é interessante porque permite que a consistência do macarrão seja mantida mesmo em cozimento.
Depois de cozida, escorra a água e separe a massa. Em seguida, coloque azeite em uma frigideira e deixe o bacon dourar em fogo médio — ou como preferir. Em seguida, adicione as pimentas para carregar mais o tempero e promover ainda mais sabor ao bacon.
Quando estiver bem douradinho, adicione novamente um fio de azeite e coloque a cebola e o alho picado e finalize com o vinho branco, deixando cozinhar até o álcool evaporar completamente.
Por fim, junte os molhos de tomate, tempere a gosto e cozinhe tudo até o molho ficar encorpado. Coloque o spaghetti no molho e misture bem.
- Dica extra: na montagem do prato, adicione parmesão ralado e decore com algumas folhas de salsa.
Melhores acompanhamentos para o seu almoço
Os acompanhamentos, sejam eles em formato de bebida ou mesmo de saladas ou outros pratos, podem dar um toque muito especial ao prato e ao momento. O Spaghetti Floriani all’amatriciana, por sua vez, oferece uma combinação incrível, pois se complementam em sabor e ficam ainda melhores com alguns acompanhamentos.
Nesse sentido, aqueles que gostam de manter uma refeição equilibrada, a melhor escolha pode ser um prato de saladas, uma vez que mantém a refeição mais bonita e saborosa. Outra possibilidade é apostar em um belo prato de alface americana com tomate cereja. Para tanto, corte os tomates ao meio e coloque entre as folhas de alface e tempere como preferir.
Pensando nas bebidas que acompanharão seu almoço ou jantar, tudo dependerá da ocasião, bem como de seu gosto pessoal. Em um almoço de domingo, por exemplo, que tal experimentar um vinho branco? Mais leve, a bebida adiciona ao prato um elemento mais seco, o que traz um efeito positivo na hora de equilibrar o sabor mais acentuado do bacon.
Se você não é adepto de bebidas alcoólicas, não há problema. Isso porque há combinações interessantes, como sucos de abacaxi, limão ou laranja. O importante é trazer uma boa experiência ao se deliciar com mais este prato exclusivo e saboroso da cozinha italiana.
Receitas que você também pode gostar:
- Yakissoba Molho Tonkatsu;
- Macarrão com Calabresa;
- Ninho ao Molho de Cogumelos Frescos e Filé Mignon.
Se gostou deste post, compartilhe-o em suas redes sociais e contribua para que seus amigos também se deliciem com esta incrível receita para almoço de macarrão com bacon.