Skip links

Macarrão com Calabresa: conheça os segredos deste prato

O macarrão com calabresa é um prato bastante famoso na culinária brasileira, cujas adaptações e combinações variadas dão água na boca. Em geral, esse tipo de receita serve tanto para ocasiões mais sofisticadas, quanto melhor elaboradas, até para servir um almoço simples do dia-a-dia.

Além de saboroso, o prato é perfeito para diferentes tipos de cortes de massa, já que combina bem tanto com um macarrão mais curto ou longo. Portanto, para experimentar o sabor exclusivo do macarrão com calabresa, basta escolher sua massa preferida, separar os melhores ingredientes e preparar essa receita incrível.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre o prato — que vai bem em qualquer ocasião — e trouxemos também dicas interessantes para todos os gostos. Confira!

Tudo o que você precisa para preparar o seu macarrão com calabresa

Como já mencionamos, há diversas formas de preparar um excelente macarrão com calabresa, desde uma receita mais tradicional, até aquela que combina diferentes ingredientes para agradar o paladar do máximo de pessoas possíveis. Para começar, veja nossas dicas do que é necessário para preparar um prato que cai bem no seu dia-a-dia:

– 250 spaghetti grano duro Floriani;

– 340 g molho de tomate Floriani;

– 1 pedaço de linguiça calabresa defumada picada;

– azeite;

– 1/2 cebola picada;

– 2 dentes de alho picados;

– orégano, sal, pimenta do reino a gosto;

– salsinha picada;

– parmesão ralado.

Como fazer o tradicional macarrão com calabresa?

Agora que você já tem todos os itens à mão, saiba que preparar este prato saboroso e suculento é muito mais fácil do que muitos imaginam. Em primeiro lugar, coloque o spaghetti grano duro Floriani para cozinhar até que ele fique al dente e depois reserve.

Em outra panela, coloque a cebola picada no azeite junto com os dois dentes de alho picados e deixe dourar. Na sequência, adicione a linguiça calabresa e mantenha todos os ingredientes no fogo até cozinhar a calabresa. Depois, coloque o molho de tomate Floriani.

Mexa bem a mistura em fogo médio até que ela comece a ferver. Adicione sal ou o tempero de sua preferência — sem se esquecer de provar para não salgar demais o macarrão com calabresa.

Além do mais, é importante lembrar que a linguiça calabresa já é mais salgada, contando assim com um sabor bastante acentuado. Portanto, quando o molho estiver finalizado, basta colocar o macarrão, misturar bem e servir.

Experimente novas versões do macarrão com calabresa

Como já mencionamos, o macarrão com calabresa é um prato bastante versátil e, portanto, combina com muitos ingredientes deliciosos. Pensando nisso, trouxemos abaixo algumas ideias que irão ajudá-lo a incrementar o prato de maneira apropriada para diversas ocasiões. Confira:

Macarrão com calabresa, amêndoas e rúcula

Este é um prato colorido e elegante que aposta na mistura de sabores e texturas. O mais interessante nesta receita é misturar o sabor acentuado da calabresa com o sabor específico da rúcula, trazendo uma pitada de crocância pelas amêndoas. Outra dica é aproveitar o leite vegetal para complementar o sabor diferenciado do prato.

Macarrão com calabresa e brócolis

Nesta receita, basta preparar o macarrão com calabresa e adicionar um dos legumes mais utilizados na cozinha brasileira, o brócolis. A dica, porém, é cozinhar bem o legume até que atinja uma consistência al dente. Para finalizar, basta adicionar o molho de tomate com calabresa ao brócolis cozido e misturá-lo bem.

Macarrão com calabresa e molho branco

Diferentemente do que algumas pessoas possam imaginar, o macarrão com calabresa ao molho branco proporciona uma mistura de sabor inconfundível. Para prepará-la, você irá precisar de:

– Farinha de trigo;

– Leite;

– Creme de leite;

– Mussarela;

– Manteiga;

– Noz moscada;

– Cebola;

– Alho;

– Pimenta do reino;

– Sal a gosto.

Modo de preparo: deixe a calabresa pré-cozinhar e, em seguida, reserve. Doure a cebola picada na manteiga e adicione também o alho picado. Dissolva duas colheres de farinha de trigo em 1 xícara de leite e misture tudo.

Adicione o creme de leite e mexa bem para evitar a formação de grumos. Adicione os temperos de sua preferência e a mussarela. Por fim, coloque a calabresa e misture junto do macarrão.

Macarrão grano duro: quais são as vantagens?

A diferença do grano duro para outros tipos de macarrão está, sobretudo, na composição da massa e no trigo utilizado — que neste caso é o Triticum durum. Rico em glúten e proteína, esse trigo possui grãos mais firmes e, quando cozido, torna-se mais “maleável”, proporcionando assim uma melhor experiência no preparo de inúmeras receitas, incluindo o macarrão com calabresa.

Por conta de suas características, o macarrão grano duro é um pouco mais caro do que o macarrão convencional. No entanto, sua qualidade também é bem superior, sendo, inclusive, mais indicado para o preparo de pratos encorpados como o macarrão com calabresa, já que o molho depende de uma massa com melhor estrutura.

Isso ocorre principalmente porque um macarrão mais fino e quebradiço pode fazer com que o sabor seja comprometido, já que a massa ficará mais achatada pelo molho. Por outro lado, é necessário lembrar que o grano duro também possui diferentes tipos de cortes. Assim, a escolha ideal depende das preferências de quem irá cozinhar.

  • Dica extra: via de regra, o macarrão grano duro de corte mais curto fica perfeito no preparo de saladas de macarrão ou pratos de molhos mais leves.

O que beber com o macarrão com calabresa

A harmonização de bebidas e massas é algo comum, mas não raro surgem combinações diferentes que fazem o prato ganhar ainda mais sabor. Complementar sabores faz com que um almoço ou jantar se torne um evento maior e cada tipo de massa fica melhor com determinado tipo de bebida. É importante lembrar também que o que conta de verdade é o gosto pessoal de cada um.

Molhos com carne como o macarrão com calabresa podem ficar ainda melhor se acompanhados por vinhos tintos mais encorpados, sendo uma opção o Cabernet Sauvignon. Os molhos brancos ficam ótimos também com os vinhos tintos como o Chardonnay. Para quem prefere vinhos leves, o Pinot Noir e o Beaujolais podem ser uma ótima opção.

Molhos com base em frutos do mar são perfeitos para apreciação dos vinhos rosè ou mesmo cervejas refrescantes. Para o caso de você preferir bebidas não alcoólicas, os sucos naturais sempre são uma boa pedida.

Receitas que você também pode gostar:

Se gostou deste conteúdo e deseja conferir mais receitas como essa, não deixe de acompanhar as novidades que trazemos em nosso blog!

Avalie essa receita
0 / 5

Your page rank:

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]