Um prato de espaguete a bolonhesa é uma refeição feita com os melhores ingredientes! Então você me pergunta: Mas o que é um espaguete grano duro? Bom, neste texto eu vou te falar certinho sobre o que isso significa e também te mostrar como fazer uma receita deliciosa com o espaguete grano duro Floriani.
A parte boa de fazer um espaguete é que é muito fácil fazer com que um prato razoavelmente simples fique com uma qualidade de comida cara! O macarrão feito com uma massa grano duro traz ainda mais qualidade à sua refeição. Confira!
O que é um espaguete grano duro, afinal?
A maior parte do macarrão que ingerimos no nosso dia-a-dia é feito com um trigo comum e mais barato. Assim, essa refeição costuma ser bem acessível, além de ser um clássico que a culinária brasileira inseriu em seu cardápio. No entanto, existem outros tipos de trigo que podem ser mais benéficos tanto para a saúde quanto em relação ao gosto.
O macarrão feito com o grano duro é produzido por meio de um tipo diferente de trigo: o triticum durum. Esta opção em macarrão traz mais glúten e proteína e, portanto, os grãos são mais duros, daí o nome grano duro que é, literalmente, grão duro.
A massa feita com esse trigo faz com que o macarrão fique bem mais maleável e firme, podendo ser feita das mais diversas formas, tanto macarrão quanto lasanha. O macarrão em grano duro pode vir nos mais diversos formatos, em macarrões longos ou curtos.
Assim, o espaguete grano duro Floriani é uma opção mais cara e mais saudável para a sua mesa. É ótimo também para suportar molhos mais consistentes e com mais ingredientes. É uma boa opção para ir ao forno também.
Quais são os tipos de macarrão disponíveis no mercado?
Existem diversos tipos de macarrão no mercado, cada qual com suas especificidades que podem fazer com que o prato fique ainda mais delicioso se feito da maneira indicada. Confira a seguir os tipos de macarrão e quais são essas características especiais!
Macarrão com massa comum
Esta é a opção mais tradicional e aquela que é mais facilmente encontrada nos mercados. É feita com uma combinação de água, sal e trigo comum. É também o macarrão mais barato do mercado.
Macarrão com massa de ovos
Esta mistura de massa é feita com água, sal, trigo e ovos. É muito popular e é um produto recorrente nas gôndolas de supermercados. Os ovos proporcionam um aspecto amarelado à massa, além de possuir um teor mais nutritivo devido aos ovos, além disso, o macarrão feito com massa de ovos não quebra fácil.
Macarrão com massa de trigo grano duro
O trigo grano duro é uma ótima opçã para quem gosta de um macarrão mais soltinho, mais leve e nutritivo. É uma massa um pouco mais cara, porém mais saudável e perfeita para pratos mais elaborados.
Macarrão com massa integral
A massa integral traz um componente maior de saúde à refeição. É uma ótima escolha para pessoas que fazem dietas, ou mesmo que possuem restrições alimentares. O macarrão com massa integral pode ser feito das mais diversas formas.
Macarrão com massa de sêmola
Esta opção também tem um valor um pouco mais alto, afinal, é um macarrão feito à partir da semolina, um trigo mais nobre. Costuma ser mais cara do que o macarrão tradicional comum.
Macarrão com massa feita em casa
A massa fresca é uma grande favorita para quem gosta de colocar, literalmente, a mão na massa! É feita com trigo, ovos, água e sal, porém é feita em casa e não traz conservantes ou outros tipos de ingredientes que visam a preservação da massa. Nesse sentido, é uma opção mais saudável e nutritiva.
Como fazer um delicioso espaguete à bolonhesa?
Para fazer esta receita você vai precisar de um pacote de espaguete grano duro Floriani. Coloque o macarrão para cozinhar até ficar al dente. Pode usar uma colher de sal para dar um gosto mais acentuado. Depois escorra a água e reserve.
Para o molho a bolonhesa separe 1/2 kg de carne moída, 1 cebola ralada ou cortada em pedacinhos, 1 lata de molho de sua preferência, 1 xícara de água, 2 dentes de alho e 4 colheres de sopa de óleo. Utilize o tempero que gostar mais.
A primeira coisa que você vai fazer é refogar o alho e a cebola no óleo, depois junte a carne moída e a deixe cozinhar. Coloque a água e o molho e deixe cozinhar até ficar espesso. Coloque o molho sobre o espaguete e está pronto!
Combinações que ficam deliciosas com espaguete grano duro Floriani
Um prato de massa a bolonhesa já é uma maravilha de sabor, agora imagine só se você colocar uns acompanhamentos para deixar tudo ainda mais saboroso! Primeiro que você pode atualizar até mesmo o próprio molho, ou seja, inserir um creme de leite ou requeijão no seu molho à bolonhesa e acrescentar ainda mais sabor ao prato.
Você também pode deixar tudo mais saudável! Faça um prato maravilhoso de folhas, pode ser alface ou couve com tomatinhos cereja ou mesmo os tomates tradicionais cortados em pequenos cubos. Coloque o tempero favorito e sirva junto com o espaguete a bolonhesa. Outro clássico para acompanhar é o arroz branco, aliás, esse deixa a refeição poderosa e completa!
Para beber, escolha sucos mais cítricos para que os sabores possam ser combinados e se complementar. Um suco de limão feito na hora, ou mesmo uma jarra de suco de laranja natural ou tangerina são opções saudáveis e deliciosas. Caso você prefira algo mais alcoólico para servir em um jantar, por exemplo, escolha os vinhos brancos e secos que dão aquele toque de elegância e ainda fica perfeito com o prato de massas.
O importante do espaguete grano duro é que você sirva da forma como achar melhor e com aquele acompanhamento de carinho e amor que é essencial a todas as receitas e em todos os momentos. Este prato combina tanto para o dia-a-dia quanto para eventos especiais e para os clássicos almoços de domingo!
Você também pode gostar de:
O que achou desta deliciosa receita de espaguete a bolonhesa? Se gostou das nossas dicas, confira a linha de produtos Floriani e tenha à mesa uma excelente pasta para suas receitas!