Esta é uma receita perfeita para o verão, para aqueles dias muito quentes em que ninguém está a fim de comer uma refeição quente. Nesses dias, a melhor opção é fazer um prato delicioso e diferente, leve e propício ao verão. A salada de macarrão parafuso com abobrinha é um prato diferenciado que tem todos os ingredientes para se tornar um clássico.
Hoje eu vou te mostrar como fazer um almoço delicioso com poucos ingredientes, mas todos muito ricos em sabor. Este prato mostra que você pode fazer uma mistura maravilhosa com poucos ingredientes e ainda receber muitos elogios por isso. Descubra a seguir como fazer esse prato!
Primeiramente, quais são os tipos de massas para macarrão?
Como você sabe as gôndolas do mercado estão cheias de opções em macarrão, sejam curtos ou longos, massa esférica ou achatada. Cada tipo de massa é mais apropriada para determinado tipo de prato, assim, para não errar em sua receita, você deve saber qual é a melhor pasta para uma salada de macarrão parafuso com abobrinha.
A primeira coisa que você precisa saber é que existem massas industrializadas e aquelas feitas em casa ou em restaurantes mais tradicionais. Essas massas feitas artesanalmente costumam ter uma base de farinha e ovos e são deliciosas. No entanto, se você não tiver tempo ou não quiser fazer o seu próprio macarrão, aquelas do mercado podem ficar igualmente deliciosas, o que importa é a forma de preparo.
Outra diferença que é bem mais aparente é o formato do macarrão. Existem os macarrões de massa curta, aqueles que são pequenos como o penne, o fusilli (parafuso); o macarrão tipo gravata ou concha; o rigatoni, o macarrão cotovelo. Estas opções são maravilhosas para uma salada, afinal, são mais fáceis de manusear e ficam mais bonitos no prato.
As massas longas são também muito conhecidas dos brasileiros e costumam figurar em lugar de honra nos almoços de domingo. Você bem sabe que o mais famoso desses macarrões longos é o espaguete que costuma ser muito presente nas famosas macarronadas.
O bucatini, por sua vez, é o primo do espaguete só que mais grosso e oco por dentro, sendo uma ótima opção para aqueles pratos que vão muito molho, afinal, o espaço no meio ajuda a manter o sabor. Tem também o macarrão longo e delicado que é o cabelo de anjo, muito usado em composições de pratos com frutos do mar.
Também são consideradas massas longas aqueles mais achatados e que costumam ser usados para macarrão de forno ou mesmo em lasanhas. O fettuccine, linguine, parpadelle, tagliatelle são alguns desses macarrões. A massa para lasanha também é um desses fios longos e que são sucesso absoluto nas mesas brasileiras.
Qual é a melhor massa para fazer a salada de macarrão parafuso?
Agora que você já conhece todos os tipos de massas mais importantes do mercado é hora de escolher a melhor opção para a sua salada de macarrão com abobrinha. A melhor massa, na verdade, é aquela da qual você gosta mais ou então aquela que está mais fácil e no seu armário.
No entanto, caso você prefira comprar uma massa mais apropriada para fazer este prato aqui vai uma dica: as melhores massas para fazer a salada de macarrão parafuso são aquelas menores, mais curtas. As massas de fios longos acabam pesando um pouco na produção e os demais ingredientes podem desaparecer no meio deles.
Assim, opte por um penne, ou um fusilli, ou mesmo pelo macarrão gravatinha. Uma boa pedida é o macarrão concha, afinal, o seu formato permite que o molho fique mais concentrado e ajuda na explosão de sabores. Além disso, as saladas costumam ser leves e, portanto, um prato com uma aparência mais suave é uma ótima opção.
Como fazer a salada de macarrão parafuso com abobrinha?
Agora que você escolheu o seu macarrão é hora de colocar a mão na massa e fazer este prato delicioso que é perfeito para um almoço gostoso no meio da semana, ou mesmo para incrementar com algum acompanhamento no final de semana.
A primeira coisa a fazer é colocar o macarrão para cozinhar até que ele fique al dente. Tome bastante cuidado para o macarrão não passar do ponto de cozimento senão ele não vai conseguir a consistência necessária para os demais procedimentos.
Separe e lave bem duas ou três abobrinhas e corte-as em meias-luas. Este formato é interessante para que elas possam assar bem, sem queimar e sem ficarem cruas. Em uma forma untada com azeite de oliva, coloque as abobrinhas cortadas lado a lado e cuide para que elas não fiquem sobrepostas. Tempere a gosto e coloque para assar. Se você quiser algo mais rápido, pode fritar no óleo de azeite que também fica delicioso.
Deixe o macarrão esfriar. Você pode deixá-lo resfriar na temperatura ambiente ou então passá-lo numa água com gelo para que ele fique na temperatura certa para a salada. Este prato é bem versátil então você pode colocar ervilhas, fazer um molho pesto maravilhoso com manjericão (ou hortelã), salsinha e azeite, ou mesmo servir junto com um queijo da sua preferência. Ou tudo isso ao mesmo tempo.
Como montar esse prato maravilhoso?
Não existe muito segredo para montar a salada de macarrão parafuso com abobrinha. Quando as abobrinhas estiverem prontas é só misturá-las ao macarrão já esfriado e aos demais ingredientes. Você pode misturar as ervilhas, o queijo em cubos ou mesmo aqueles mais pastosos, e também outros temperos que você goste.
O molho pesto pode ser feito da forma mais tradicional com manjericão e azeite, até aqueles mais elaborados que também são deliciosos. A boa notícia é que você pode colocar o molho sobre a salada de macarrão com abobrinha e servir como se fosse um prato que demorou horas para ficar pronto.
A salada de macarrão parafuso com abobrinha pode ser servida com carnes assadas ou mesmo para um almoço ou jantar vegetariano. É sempre possível incrementar o prato com brócolis, couve-flor e outros ingredientes que você tiver em casa. O importante é o sabor e esse prato tem isso de sobra!
Você também pode gostar:
Viu como é prático e rápido preparar um prato saboroso e muito mais saudável com a receita de salada de macarrão parafuso? Se quer aprender receitas práticas e ainda mais saborosas, confira nossas dicas sobre como fazer macarrão de panela de pressão super rápido.