O macarrão com sardinha e farofinha de ovos é um prato muito saboroso que tem cara de infância. Além do mais, é um daqueles pratos que podem ser feitos bem rapidamente, não suja muita louça e ainda fica barato. Você pode fazê-lo em dias de semana comuns, ou mesmo no almoço de domingo quando não está com muita vontade de fazer algo mais complexo.
A ideia aqui é deixar um sabor marcante com a adição da sardinha e também com o acompanhamento da farofinha de ovos. Se quiser incrementar ainda mais o prato é possível adicionar requeijão e deixá-lo ainda mais cremoso. Saiba como fazer este prato delicioso e deixe todo mundo satisfeito!
Mas antes, um pouco de história: o macarrão tipo penne
Você sabia que o macarrão tipo penne foi criado na segunda metade do século XIX por um italiano chamado Giovanni Battista Capurro? Pois é, este homem patenteou sua invenção em março de 1865 e é por isso que hoje conseguimos pontuar com precisão o seu surgimento.
É muito difícil falar sobre o surgimento das massas, ou mesmo do macarrão, afinal, com as trocas culturais intensas entre os países, muito desse conhecimento foi se juntando, se aperfeiçoando e criando alimentos que conhecemos hoje.
No entanto, no caso específico do penne fica mais fácil pela ideia de seu criador de patenteá-lo. Então, hoje só podemos agradecer a esta boa ideia do senhor Giovanni. A Itália é muito conhecida pela sua excelência em massas, tanto nas pizzas quanto nas massas feitas para compor o macarrão. A verdade é que existem controvérsias até hoje entre os historiadores da alimentação sobre a origem exata desses pratos.
Tem gente que até mesmo diz que foi Marco Polo o responsável por popularizar o macarrão e que este, na verdade, se originou na China. O fato é que a tradição nos conta que é na Itália que essas massas e combinações foram criadas e aprimoradas até chegar a nós aqui no século XXI e por essas combinações já ficamos satisfeitos.
Penne ao molho de sardinhas: rápido, fácil e delicioso
Para fazer este maravilhoso macarrão com sardinha você vai precisar de um pacote de macarrão tipo penne, 2 latas de sardinha, cebola, alho, salsinha e cebolinha, molho de tomate, orégano, pimenta do reino, sal, azeite e, se quiser, um pote de requeijão cremoso. A primeira coisa a fazer é deixar o macarrão cozinhar até ele ficar al dente, coloque um fio de azeite e sal a gosto na água para a massa pegar mais o tempero.
Enquanto o macarrão cozinha, frite o alho e a cebola com um pouco de azeite e adicione a sardinha. Não coloque o molho que acompanha a sardinha, senão pode ficar muito condimentado e acabar impactando no sabor. Acrescente nessa mistura o molho de tomate e os demais temperos.
Deixe esse molho apurar e quando isso acontecer, coloque também o requeijão e mexa tudo até ficar homogêneo. Depois, é só escorrer o macarrão e misturá-lo ao molho. Você pode colocar também azeitonas picadas sobre a massa ou mesmo misturá-las no molho para dar aquele toque especial no sabor.
Este é um daqueles pratos rápidos, deliciosos e que lembram a infância. É um sabor marcante por conta da sardinha, e o macarrão tipo penne também ajuda na absorção dos molhos. É uma ótima opção de almoço de domingo para aqueles em que se quer uma refeição rápida e deliciosa, ou mesmo para o dia-a-dia.
Farofinha de ovos: simples e deliciosa para acompanhar
A farofinha de ovos é um tipo de comida que lembra carinho de vó, tem cara de comidinha improvisada com sabor de infância e que é muito fácil de fazer e vai bem com tudo. Você só vai precisar de 3 ovos, 2 colheres cheias de manteiga, 1/2 colher de sopa de azeite, 1 xícara de farinha de mandioca, e sal a gosto. Se quiser, você pode incrementar sua farofinha de ovo com azeitonas cortadas ou orégano.
O preparo não passa de vinte minutos, sendo que o que mais leva tempo é o cozimento dos ovos. Para isso você precisa derreter a manteiga em uma frigideira misturando-a com o azeite. Quando a frigideira estiver untada com a misturinha, coloque os ovos e faça-os mexidos, porém sem deixar os pedaços grandes. Para que a farofinha fique com uma consistência boa, é importante que os ovos fiquem com pedaços reduzidos.
Quando os ovos estiverem cozidos, coloque a farinha de mandioca adicionando-a aos poucos e misturando bem com os ovos. Coloque o sal e cuide para acertar o ponto. Depois é só deixar no fogo até que ela fique dourada. Não deixe a farofinha queimar.
Sirva a farofinha de ovos junto com o macarrão com sardinha para que tudo fique ainda mais delicioso! Se quiser, coloque também um acompanhamento de folhas como alface crespa ou americana. Você pode também espremer o suco de meio limão sobre macarrão para que o sabor mais cítrico da fruta corte e complemente o sabor mais forte da sardinha.
Combinações para um almoço ou jantar inesquecível
Todo grande prato conta com seus acompanhamentos mais interessantes. No caso do macarrão com sardinha e farofinha de ovos, o prato já parece condimentado e pesado, portanto, o que você pode fazer é colocar um acompanhamento de saladas para ajudar a massa e a farofinha a fazer uma digestão melhor e mais saudável.
Folhas como alface crespa ou a americana são ótimas opções para deixar esse prato mais leve e mais delicioso. Se você quiser deixá-lo ainda mais gostoso, faça também uma bela jarra de suco natural de limão, de laranja ou tangerina que o penne ao molho de sardinhas vai adquirir outras camadas de sabor.
As frutas cítricas são escolhas interessantes como acompanhamento de bebida por cortarem um pouco tanto o gosto mais forte da sardinha, quanto quebrar um pouco a gordura da massa. São escolhas que se complementam bem e deixam a mesa mais bonita, agradável e adicionam mais saúde ao prato.
Você também pode gostar:
- Macarrão ao Molho Pesto;
- Macarrão no forno;
- Espaguete ao pomodoro.
E então, leitor. O que achou das dicas que trouxemos para esta deliciosa receita? Conte para gente e compartilhe com nossos demais leitores sua experiência na cozinha preparando este prato incrível!