Coisa boa é comer bem, mas se o prato for fácil de preparar, então, é aí que tudo fica mais perfeito. O macarrão ao molho pesto é um grande exemplo da culinária clássica — e que ainda faz muito sucesso à mesa. O melhor de tudo é que o prato pode ser preparado de diversas formas, afinal, o molho pesto é extremamente versátil, combinando, portanto, com vários tipos de ingredientes.
A ideia central deste prato é encantar e deliciar os seus convidados para um almoço ou jantar, mas sem gerar muita bagunça na cozinha. Pensando em tudo isso, no post de hoje trouxemos dicas incríveis sobre como preparar um delicioso Spaghetti. Você vai aprender também a renovar o molho e criar inúmeras combinações irresistíveis. Vamos lá?
Macarrão ao molho pesto: um clássico moderno
A base deste prato é o macarrão tipo espaguete, mas você também pode utilizar outros tipos de massas, de preferência, àquela que estiver disponível. O interessante, porém, é aproveitar uma pasta mais alongada, tendo em vista que permite realçar bem o sabor do molho, o tornando mais marcante, tendo em vista que apresentam um poder maior de absorção.
O espaguete é uma pasta que, provavelmente, teve sua origem em Nápoles, mas hoje em dia é possível encontrá-lo em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil, onde faz um sucesso absoluto.
- Curiosidade: Você sabia que o comprimento do espaguete costumava ser de 40 a 50 centímetros? Os fios como conhecemos hoje em dia, medindo entre 20 e 25 centímetros só foram introduzidos no mercado por questões comerciais.
Cada tipo de macarrão proporciona incríveis receitas com determinados tipos de molho. O espaguete mais fino, por exemplo, pode ser consumido com molhos leves ou o pesto, que inclusive pode ser obtido a partir da combinação de inúmeros ingredientes. Pastas de maior espessura, por sua vez, combinam melhor com molhos mais “encorpados”.
Molho pesto e suas várias maneiras de preparo
Muito fácil de fazer, o molho pesto pode ficar maravilhoso e apresentar inúmeras variações, desde o tradicional molho até os molhos de abacate e mangericão; de azeitonas e de rúcula. Confira, em detalhes, como preparar cada um deles:
Pesto tradicional
O molho pesto tradicional tem origem na cidade italiana de Gênova e consiste, basicamente, na mistura de ingredientes de sabores fortes, proporcionando assim um delicioso molho cremoso.
- Para prepará-lo, você pode precisar:
- 1/2 xícara de chá de folhas de manjericão picadas
- 1/2 xícara de chá de pinhões picados
- Alho e sal a gosto
- 1/2 xícara de chá de queijo ralado, pode ser o parmesão
Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata até que eles adquiram uma consistência homogênea e mais encorpada. Sirva sobre o macarrão.
Pesto de abacate e mangericão
Você vai precisar de:
- 1 polpa de abacate maduro
- 1 xícara de chá de manjericão fresco
- 100 gramas de castanha do Pará picadas
- Suco de 1 limão
- 1/4 de xícara de chá de azeite
- 1 colher de queijo parmesão
- Sal a gosto
- 4 colheres de sopa de água utilizada no cozimento do espaguete.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que o molho fique com uma consistência homogênea. Importante não deixá-lo muito líquido, portanto, use a opção “pulsar” do seu equipamento para controlar melhor o processamento dos ingredientes.
Pesto de azeitonas
Para o pesto de azeitona você vai precisar de:
- 300 gramas de azeitona picada
- 50 gramas de queijo ralado, pode ser o parmesão
- 2 dentes de alho picado
- 50 gramas de nozes picadas
- 1/2 xícara de chá de azeite
- Sal a gosto
- Folhas de manjericão a gosto.
Também na opção pulsar do liquidificador, bata todos os ingredientes até que eles ganhem uma consistência encorpada e atinja uma homogeneidade interessante de todos os ingredientes. Se preferir, incremente o prato com alguns legumes cozidos à vapor.
Pesto de rúcula
Para o molho pesto de rúcula você vai precisar de:
- 1/2 xícara de chá de azeite
- 4 xícaras de chá de rúcula bem lavadas e picadas
- 2 dentes de alho
- 1/2 xícara de chá de castanha de caju picadas
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1/2 xícara de chá de queijo ralado, pode ser o parmesão.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que eles fiquem homogêneos, tendo atenção para que eles não fiquem em uma consistência exageradamente líquida. Em seguida, sirva-o sobre o macarrão.
O segredo dos acompanhamentos
O macarrão ao molho pesto é uma receita tradicional, mas que apresenta toques de modernidade, afinal, é um prato que está em constante aperfeiçoamento, sendo modificado constantemente de acordo com o que deseja. O que garante o sabor especial da receita, porém, é justamente o molho, que conta com ingredientes diferenciados.
Além disso, os acompanhamentos são também uma boa estratégia para garantir uma excelente apresentação dos pratos. Se comparado a outros tipos de pastas, o macarrão ao molho pesto combina muito bem com legumes cozidos no vapor, além de saladas de folhas. Alface crespa ou americana também são boas pedidas para dar maior leveza à receita.
Por sua vez, as bebidas podem ser diversas, desde vinhos à sucos naturais. Vinhos brancos sempre vão bem com massas, afinal o sabor mais seco ajuda a minimizar o peso do prato, que é bastante característico em massas diversas. Para quem prefere um bom vinho tinto, a melhor opção pode ser contar com os suaves, principalmente no verão.
Os sucos naturais feitos com frutas cítricas também são perfeitos para acompanhar pratos de massas. Por isso mesmo, o macarrão ao molho pesto vai muito bem com limão, tangerina ou o bom e velho suco de laranja.
Você também pode gostar:
Viu como é fácil criar um delicioso prato de macarrão ao molho pesto? Para deixar sua receita ainda mais incrível e saborosa, não deixe de conferir nossa linha de produtos. Afinal, uma pasta de qualidade é a chave para o sucesso da sua receita!