O Macarrão com Cogumelos é um típico prato que remete aos sabores e delícias da cozinha rústica. A harmonização perfeita desta iguaria é dada pela combinação de uma das massas mais consumidas no mundo, o espaguete, com o cogumelo e outros ingredientes, que fazem desta uma incrível experiência — com a mistura de sabores intensos, marcantes e aromas indescritíveis.
Seja para um almoço ou jantar requintado, essa opção cai muito bem em qualquer época. Ficou interessado em descobrir como preparar essa delícia? Então, está no lugar certo. Hoje explicaremos, em detalhes, como preparar a massa de espaguete ao molho de cogumelos. Confira!
História do Espaguete
Que o espaguete é uma das massas mais famosas e conhecidas do mundo, disso ninguém tem dúvidas. Mas, quando o assunto é a origem deste famoso prato, há muitas controvérsias.
De modo geral, existem aqueles que garantem que o seu berço advém do oriente médio, mais precisamente da culinária chinesa. Contudo, muitos historiadores atribuem a criação do prato ao viajante e aventureiro italiano Marco Polo.
Inclusive, imagina-se que o personagem foi também responsável por importar o alimento da China, durante uma de suas viagens em meados do século XIII.
A conclusão mais aceita sobre a origem do espaguete, porém, tem origem no vale do Indo, civilização da idade do Bronze, situada no noroeste sul do continente asiático — área atualmente ocupada pelo Paquistão.
A verdade é que, nos primórdios do século VI, o alimento nada mais era do que o resíduo que sobrava do processamento da massa, produzida pelos “chefs” do Sudão de Bahawalpur.
Sendo o alimento uma opção secundária, o espaguete era comumente oferecido aos servos do governante mulçumano da região e, até este momento, não tinha nenhuma denominação.
A massa, como conhecemos hoje em dia, passou a se tornar um artigo principal na alimentação das pessoas da época quando um dos filhos do sultão de Bahawlpur resolveu fazer uma visita à cozinha do palácio.
Origem do nome
Imagina-se que o nome “espaguete”, deriva-se do termo “sipahee”, comumente atribuído aos soldados — por conta de uma referência feita pelo filho mais jovem do sultão à guarda real, ao visitar a cozinha do palácio real.
A partir de então, a massa contou com várias contribuições importantes para sua popularização no mundo. Contudo, foi a partir do século XVIII que o alimento acabou sendo introduzido na vida dos italianos, de fato pelo explorador Marco Polo, após uma de suas viagens ao oriente.
A palavra original “sipahee” foi então inserida no vocabulário italiano, tornando-se “spaghi”, carinhosamente apelidado, posteriormente, de spaghetti, ou espaguete no bom português.
Importante mencionar que assim como as demais versões para a origem do alimento, esta é também uma proposta bastante controversa sobre o seu verdadeiro berço, e a razão é muito simples: já havia indícios da massa no país mesmo séculos antes do nascimento de Marco Polo.
Como fazer o Macarrão com Cogumelos?
De preparo rápido e bastante econômico, o macarrão com cogumelos é uma especiaria bastante versátil e que, além de acompanhar massas, compõe muito bem pratos principais à base de carne ou mesmo de alguns peixes.
Para dar sabor ao nosso macarrão com cogumelos, normalmente utiliza-se ingredientes básicos, como salsinha picada, sal e pimenta-do-reino, além de cebola, alho e queijo parmesão, à gosto. Em algumas versões do molho tradicional, utiliza-se ainda de um bom vinho branco ou azeite.
Outro ponto de destaque é que, para garantir um sabor ainda mais especial, recomenda-se o uso de cogumelos frescos e firmes. Há, inclusive, uma enorme variedade de produtos disponíveis. Assim, dá para usar cogumelos shiitake, shimejo, cogumelos-de-paris, etc.
Como manda a tradição, para um bom prato de espaguete, recomenda-se também a utilização de massas de boa qualidade. Por isso, apostar na linha Grano Duo Floriani é uma excelente escolha, afinal, o produto oferece uma consistência desejada para uma boa experiência gastronômica com essa receita convidativa.
Detalhes do Espaguete ao Molho de Cogumelos
O molho de cogumelos é uma receita praticamente obrigatória em muitos países europeus, sobretudo a Itália. Porém, essa iguaria também faz muito sucesso entre os apaixonados por um bom corte espaguete em qualquer parte do mundo e, porque não, para nós brasileiros, não é mesmo!?
Especialmente em épocas que os produtos podem ser descobertos na natureza, o prato nos faz regressar o paladar a sabores clássicos das antigas tradições, acompanhados por uma bela massa coberta de um delicioso molho de cogumelos.
O interessante é que, mesmo na falta do ingrediente, seguir com a substituição do champignon, por exemplo, é um caminho alternativo extremamente positivo — e vale muito a pena essa experimentação.
Dica de preparo
Limpe bem os cogumelos utilizando um pano úmido. Evite, por exemplo, lavar os cogumelos com o auxílio de água corrente e, também, não os deixe de molho. Isso porque, essa estratégia de higienização da iguaria pode comprometer seu desempenho, uma vez que os cogumelos perderam seu sabor acentuado.
Vale lembrar, ainda, que o talo do cogumelo shiitake deve ser cortado e prontamente descartado. No caso do cogumelo shimeji, é interessante descartar as partes mais firmes, como a base dos talos, uma vez que elas são muito fibrosas.
Por fim, na hora de de preparar os cogumelos, prefira realizar cortes médios no shiitake e cogumelo-de-paris. Já o shimeji, uma opção mais interessante pode ser fazer a sua separação em ramos.
Por fim, para tornar essa experiência ainda mais interessante, experimente adicionar cogumelos porcini secos à receita. Basta fazer a imersão em água quente por até 60 minutos, picando os cogumelos em seguida, antes de adicionar as demais variedades. Assim, a mistura de variedades distintas realçará muito bem os sabores do prato.
Você também pode gostar:
- Espaguete ao molho de queijo com tomate concassé;
- Spaghetti Alla Puttanesca;
- Macarrão ao Molho Alfredo
E então, o que achou desta maravilhosa receita de Macarrão com Cogumelos? Se gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de todas as novidades que compartilhamos por aqui, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.
Estamos no Facebook, Instagram e Pinterest. Acompanhe também nossas receitas no YouTube e TikTok.